terça-feira, 24 de dezembro de 2013

EMOÇÃO, ARTE E CULTURA MARCAM ENCERRAMENTO DO ANO DA CASA DAS ARTES



A Prefeitura de Bento Gonçalves promoveu no sábado, dia 21, a apresentação ao público do relatório de atividades promovidas ao longo do ano pela Secretaria Municipal de Cultura. A apresentação ocorreu no Anfiteatro Ivo da Rolt da Fundação Casa das Artes. Na oportunidade os alunos das oficinas que funcionam junto a Casa das Artes, exibiram espetáculos de música, teatro e dança. As bandas Municipal e Marcial também se apresentaram. Atualmente são 210 alunos inscritos em 23 oficinas artísticas que compreendem aulas de música, artesanato, teatro, dança, cinema e desenho.

Durante a apresentação do relatório, o secretário municipal de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Jovino Nolasco de Souza, citou a democratização e a popularização do acesso à Casa das Artes com uma das grandes mudanças implementadas na sua gestão. Com projetos pontuais tais como Janela do Tempo, que já recebeu um público de cerca de 2.400 pessoas com filmes semanais gratuitos e o Cine Mais Animação com filmes infantis e um público superior a 1.100 crianças, aliado as outras atividades como a Exposição Permanente de Artistas Plásticos a comunidade voltou a freqüentar a Casa das Artes com muito mais freqüência. "Foram 360 eventos realizados ao longo do ano, praticamente um por dia" salientou o secretário.

O auxilio aos Pontos de Cultura bem como aos Pontos de Leitura, a criação de Oficinas Itinerantes, o fortalecimento do Conselho Municipal de Políticas Culturais, a realização da reunião da 209ª Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) também mereceram destaque. O secretário mencionou, ainda, a realização da Feira do Livro (no centro da cidade) e a Semana Farroupilha que contou com uma ampla programação cultural realizada também junto a Casa das Artes.

Projeto Semeador

Todas as atividades mencionadas pelo secretário, fazem parte das estratégias definidas desde o inicio do ano com o lançamento do Projeto Semeador, que visa descobrir, promover, divulgar e valorizar os talentos artísticos e culturais de Bento Gonçalves. O projeto desencadeou uma série de atividades que tem como foco a valorização dos talentos artísticos e culturais do município. "É um projeto que tem unicamente como foco valorizar os nossos talentos. Bento não precisa de ninguém de fora, nós temos grandes artistas aqui e em várias áreas", disse Jovino.

Sobre o Museu

O Secretário da Cultura relatou, ainda, o volume de captação já confirmado para as obras de restauro do Museu do Imigrante. Até o último dia 20 de dezembro, os valores totalizam R$ 434.931,13. O valor foi captado em pouco mais de 60 dias e já viabiliza o inicio das obras para o primeiro trimestre do 2014.

Oficina Ponta Cabeça

Além do encanto proporcionado pelas apresentações dos alunos, o momento de maior emoção foi quando o aluno da Oficina Ponta Cabeça, César Augusto Postal , portador de Síndrome de Down subiu ao palco e presenteou o prefeito Guilherme Pasin com um quadro de um desenho pintado a mão. O jovem decidiu presentear o prefeito, pois, quando soube da reativação das oficinas e que haveria uma destinada a pessoas especiais, ele prometeu fazer o desenho para entregar ao chefe do executivo municipal. O prefeito agradeceu o presente e emocionado disse que o maior legado que um governo pode dar a população é a educação. "Investir na formação de jovens é o que estamos fazendo, e no ano que vem vamos ampliar ainda mais nosso projeto, queremos dobrar o número de alunos em nossas oficinas e no esporte", disse Pasin.




No final professores e alunos receberam, além do carinho do público, os certificados e diplomas. Cerca de 350 pessoas prestigiaram o evento.






  Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário