quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Inaugurado o primeiro cinema público de Bento

Público poderá assistir à sessões gratuitas e participar de um cineclube
           
            Com grande euforia, na noite da terça-feira, dia 25, foi inaugurada a Sala de Cinema da Casa das Artes de Bento Gonçalves, numa empreitada da Secretaria da Cultura e Fundação Casa das Artes, com apoio da Secretaria da Educação. Autoridades, imprensa e público em geral puderam conferir de perto a qualidade de imagem e som e todo o conforto do espaço, projetado para sessões de cinema em DVD e Blue-ray, na sala que foi reformada e adequada para receber confortavelmente 130 pessoas. A primeira sessão contou com a exibição dos curtas gaúchos Leonel Pé de Vento e A Invasão do Alegrete, produções premiadas, que renderam muitas palmas ao final da exibição. Na ocasião, também foi lançado o Cineclube Sete, onde os amantes da sétima arte poderão se associar gratuitamente. O evento contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Luiz Alberto Cassol, que ficou impressionado com a estrutura. “Foi uma alegria muito grande encontrar uma sala tão bonita. Quem está aqui está vivendo um momento histórico, sabendo que apenas 12% das pessoas tem acesso ao cinema no Brasil. E é dessa forma que ajudamos a democratizar o acesso à filmografia brasileira”, destacou.
Num primeiro momento, o cinema irá receber filmes nacionais, documentários, curtas, e também lançamentos, todos legalizados através da parceria com a Programadora Brasil, que distribui e cuida dos direitos autorais dos filmes. Em breve, a Casa das Artes irá divulgar o cronograma das exibições públicas, que serão todas gratuitas.
Na solenidade de inauguração, o secretario da Cultura Juliano Volpato destacou o esforço de todos os ex-presidentes da Casa das Artes, que se dedicaram ao projeto da sala que estava na planta original, agora finalmente concluído. O secretário abriu as portas da sala no clima dos tradicionais cinemas, com direito a tapete vermelho, lanternas, e oferecendo balas ao público. Segundo Volpato, o cinema tinha projeto inicial para projeção em filme de rolo, porém com as novas tecnologias, o cinema ganhou um projetor digital, instalado no teto da sala, além de som estéreo com autofalantes frontais e laterais. As paredes da sala, antes na cor branca, agora receberam pintura escura, seguindo padrões das salas atuais.
Mas a intenção principal da Secretaria da Cultura foi resgatar a alma e a cultura do cinema tradicional. “Nada melhor do que ver um ‘Cinema de Calçada’ como este, onde as pessoas entram pelo prazer do cinema. Nada contra os shoppings e contra o cinema norte-americano, mas temos que valorizar o que é autêntico, e do Brasil”, salientou Cassol.

Cineclube Sete

Juntamente com o Cinema, foi apresentado o Cineclube Sete, com o objetivo fomentar o cinema na cidade. Trata-se da criação de um grupo de amantes do cinema, que farão reuniões periódicas para assistir e discutir sobre esta arte. Outra função do cineclube será qualificar promovendo cursos e oficinas como fotografia, roteiro, edição, para que os integrantes possam começar a fazer suas próprias produções.
Segundo Cassol, o Rio Grande do Sul tem hoje cerca de 40 cineclubes. No Brasil exitem 400 cineclubes independentes e mais 1,2 mil nos Cine Mais Cultura, programa do governo federal.

Nome da Sala de Cinema

A Casa das Artes está recebendo sugestões para o nome da Sala de Cinema. Nesta semana, chegaram mais de 30 nomes para a sala. As sugestões, que estão sendo analisadas pela equipe da Casa das Artes, podem ser enviadas para o e-mail culturabento@gmail.com. A decisão do nome sairá no início de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário