terça-feira, 30 de agosto de 2011

Biblioteca Pública festeja 71 anos

Instituição comemora o sucesso dos projetos implantados em Bento Gonçalves

A Biblioteca Pública Castro Alves que acaba de completar 71 anos de fundação, tem motivos de sobra para comemorar. Foi neste ano que foi inaugurado o Telecentro Municipal, localizado junto à biblioteca, que oferece à comunidade o uso de computadores com internet com acesso gratuito.  Junto com essa novidade, a biblioteca acaba de renovar o seu espaço com a ampliação da sala destinada ao acervo fixo, bem como a remodelação do setor das pesquisas.
A coordenação da Biblioteca também colhe os frutos da 26ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, que neste ano foi o carro chefe de inúmeros projetos ligados a leitura como o "Leitura Libertária", o "Balaio da Saúde Literária" e o "Leitura em Movimento", contemplando vários segmentos da população. Conforme palavras do diretor da instituição, o poeta e professor Pedro Júnior da Fontoura, as ações da biblioteca superaram as expectativas. “Ainda há muito para ser feito e a gente nunca se satisfaz com os resultados apresentados pois a cultura não é a busca de um fim e sim um meio de aproximação da sociedade ao livro, que é um objeto transformador e revolucionário. Apesar das dificuldades encontradas, é visível o salto na área cultural no nosso município, com a criação da Secretaria da Cultura, Conselho e Fundo da Cultura entre outras ações", explica o diretor.  Através da biblioteca, também surgiram convênios com o governo federal que possibilitaram a vinda dos projetos "Arca das Letras", "Pontos de Leitura" e "Agentes de Leitura", todos focados no objetivo de levar o livro para as comunidades. Para o ano que vem, está prevista a modernização da estrutura da biblioteca, que já teve recursos aprovados em Brasília.

Cerimônia dos 71 anos será nesta quarta-feira, dia 31

        A cerimônia de aniversário de 71 anos será nesta quarta-feira, 31 de agosto, e contará com um recital poético-musical a cargo do Grupo Erva Buena de Uruguaiana (destaque na Feira do Livro) e acústico com Rodolfo da Costa, entre outras surpresas. O evento, aberto ao público, começa a partir das 19h, na própria Biblioteca.



Gustavo Bottega
Depto de Comunicação Casa das Artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário