terça-feira, 10 de setembro de 2013

FESTEJOS FARROUPILHA 2013 BUSCAM A VALORIZAÇÃO DA CULTURA E TRADIÇÃO GAÚCHA



Foi apresentada nesta segunda-feira, 09, para convidados e imprensa a programação dos Festejos Farroupilha 2013. A solenidade aconteceu no Parque Municipal de Rodeios Bento Gonçalves da Silva. Os Festejos Farroupilha acontecem de 14 a 23 de setembro. A realização é da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Fundação Casa das Artes e a Associação bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG).

De acordo com o Conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Adiles Rodrigues de Freitas, a programação deste ano, voltada para as entidades e comunidade, valoriza o verdadeiro sentindo da Semana Farroupilha. Entre as atrações está a 3ª Copa Municipal de Laço, Encontro de Invernadas Artísticas, Cavalgada, Exposição de Gaitas e o 1º Encontro da Mulher Tradicionalista.

Para o Secretário de Cultura, Jovino Nolasco, a programação foi pensada para valorizar os artistas locais, juntamente com o Projeto Semeador. "Nossa cidade é diferente, carregamos no nome a história do líder Farroupilha, Bento Gonçalves. E nesta simbiose temos artistas, temos nossa história que precisa ser valorizada", disse.  Dentro deste resgate da cultura local, o secretário destaca o cartaz com o Monumento ao Gaiteiro, escultura de autoria do Frei O. Stefani. "É a representação do Gaúcho. Além disso, a gaita é um marco do povo bentogonçalvense", destaca.

O Prefeito Guilherme Pasin, ressaltou os Festejos Farroupilha 2013 como uma forma de resgatar o real significado dos princípios do povo Gaúcho.  "O 20 de setembro, representa ainda hoje os anseios mais autênticos do povo gaúcho. Hospitalidade, coragem, nativismo, valores e a tradição", destaca. 


Os Festejos Farroupilha iniciam no próximo sábado, a partir das 10h com a Chegada da Chama Crioula na Pipa Pórtico.

Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves
Foto: Jose Martim Estefanon

Nenhum comentário:

Postar um comentário