terça-feira, 24 de abril de 2012

Mais de 100 filmes a caminho

Secretaria da Cultura firma parceria para realizar sessões gratuitas à comunidade

A Secretaria da Cultura acaba de adquirir mais de 100 filmes nacionais para exibição gratuita na Sala Pública de Cinema, graças a uma parceria inédita com a Programadora Brasil, que distribui obras produzidas no país. Quem traz a notícia é o secretario da cultura Juliano Volpato, que esteve no Rio de Janeiro na última semana e garantiu a compra no melhor  custo-benefício possível para o núcleo de cinema da Casa das Artes de Bento Gonçalves. "Compramos mais de 100 filmes com apenas 600 reais", resumiu Volpato. Os filmes foram selecionados pela equipe da Secult pensando em vários públicos.  "Temos longas, ficções, romances, musicais, documentários, desenhos, animações e curtas, enfim, para todos os gostos", salienta Volpato.
Os filmes devem chegar a Bento na metade de maio, quando, de imediato, comerá a ser montada a programação para a exibição pública. A ideia é começar a fazer sessões semanais (ainda sem dia definido) para a formação de um público fiel, e dar sequência às ações do Cine Clube Sete. Outra intenção da secretaria é realizar mostras Permanentes e mostras Temáticas com filmes do mesmo diretor, por exemplo. Vale ressaltar que todas as exibições serão gratuitas.
O secretário Volpato, na oportunidade, também visitou a Fundação Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, onde fez o convite ao presidente Galeno Amorim para participar da 27ª Feira do Livro, que acontece em Bento de 9 a 20 de maio. Na escala de volta, o secretário também aproveitou para visitar a Distribuidora Casa de Cinema, para futuras parcerias.


Aposta no Cinema


Bento Gonçalves nunca respirou tanto cinema. Neste ano, a Secretaria da Cultura destaca  fortes ações no setor. Após a inauguração da Sala Pública Cinema, Bento já inicia as exibições abertas à população. Acontece de 23 de abril a 4 de maio, a Mostra Revelando Os Brasis, com curtas produzidos com apoio do Ministério da Cultura. Também, em maio, começarão as sessões permanentes com a vinda dos filmes da Programadora Brasil. Outra forte ação é a Oficina de Cinema, que começou no mês de março e conta com 10 alunos. A intenção do curso é promover a produção de audiovisual, inclusive, com olhos no projeto Museu Digital, para a realização de documentários dos bens imateriais de Bento Gonçalves, que irão compor o acervo histórico digital. Outra forte investida será na 27ª Feira do Livro. Com o tema Literatura & Cinema, o evento irá desenvolver atividades ligadas à área como debates e exibição de documentários em um espaço específico na feira. A 27ª Feira do Livro acontece de 9 a 20 de maio.


Saiba mais: www.culturabento.blogspot.com e www.bibliobento.blogspot.com 



2 comentários:

  1. Gostaria de sugerir que algumas mostras sejam feitas no final de semana, para beneficiar (ou tentar) quem estuda a noite, durante a semana.
    Parabéns pela aquisição!

    ResponderExcluir
  2. Olá Marina, sua sugestão está anotada e será avaliada! Muito grato pelo interesse. Abraços
    Equipe Cultura Bento

    ResponderExcluir