Na
apresentação da 29ª Feira do Livro foi convidado o Projeto CCOMA que é um duo
de Jazz instrumental contemporâneo. É formado pelo trompetista Roberto Scopel e
pelo percussionista e produtor Swami Sagara (codinome de Luciano Balen). Une tambores
à música produzida eletronicamente e o raro hang drum ao trompete para criar o
que tem sido chamado de Future Jazz.
O Cd Peregrino foi escolhido como melhor Álbum Eletrônico no 24º Prêmio da Música Brasileira e apresentou-se na Mostra Internacional de Música de Olinda - 2012.
O espetáculo Peregrino nasce do novo CD homônimo, que, como sugere o nome, perambula pelas rotas musicais do Planeta Terra. Apresenta uma sonoridade bem brasileira, flerta com ritmos latinos, africanos e árabes. Apropria-se de maracatus e partidos-altos, tudo isso, sem esquecer o suporte eletrônico, que é o chão que pisa o Projeto CCOMA.
Neste trabalho, o CCOMA usa como elementos básicos de sua música eletrorgânica, percussão, o raro hang drum, o trompete, o berimbaixo (mix de berimbau e baixo), o theremin e o claricano (clarinete feito com canos de PVC por Scopel). O resultado disso tem sido chamado de Future Jazz.
Na apresentação do lançamento da 29ª Feira do Livro serão incluídos três vídeos com citações de Dom Quixote e imagens do filme espanhol original.
A escolha do CCOMA não foi aleatória. O grupo traz uma abordagem que une a vanguarda e o clássico, entrelaçando literatura e música de forma inovadora, muito de acordo com o tema proposto da 29ª Feira do Livro: Imprenso ou digital, o livro é sensacional.
Não importa em qual suporte ou como você lê e, sim, a eterna interação que existe entre a leitura e o ser humano, entre a literatura e as outras áreas da cultura. Essa miscigenação reflete na leitura que o projeto CCOMA irá apresenta na terça-feira à noite, no Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold, na Fundação Casa das Artes, às 19h45min.
Nenhum comentário:
Postar um comentário