quinta-feira, 31 de julho de 2014

CULTURA DE BENTO ENTRE AS TRÊS MELHORES DO ESTADO


As ações culturais promovidas em Bento Gonçalves para a integração dos mais diversos segmentos artísticos e culturais foram destaque na 4ª edição do Prêmio de Cultura da Famurs 2014, promovido em parceria com o Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic/RS). O Projeto Semeador, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, ficou entre os três melhores do Estado. A premiação foi entregue nesta quarta-feira, dia 30, durante o 21º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Os aspectos analisados pela comissão julgadora foram criatividade e inovação, abrangência e impacto social e continuidade da ação cultural. Bento Gonçalves concorreu na categoria Artes Integradas. O Prêmio de Cultura da Famurs é destinado a ações de prefeituras que visem o desenvolvimento da cultura local ou regional. O Projeto Semeador foi lançado em 27 de fevereiro de 2013 com o objetivo de descobrir, promover, divulgar e valorizar os talentos da terra. "Ao apoiar a cultura damos espaço para que novos talentos floresçam, contribuindo assim para que o engrandecimento do município", resume o secretário de cultura, Jovino Nolasco.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Carlos Quadros

Janela do Tempo

Lisbela e o Prisioneiro


Lisbela (Débora Falabella) está noiva e de casamento marcado, quando Leléu (Selton Mello) chega à cidade. O casal se encanta e passa a viver uma história cheia de personagens tirados do cenário nordestino: Inaura, uma mulher casada e sedutora que tenta atrair o herói; e tenta trair o marido valentão e "matador" Frederico Evandro; (Marco Nanini); um pai severo e chefe de polícia, Tenente Guedes; um pernambucano com sotaque carioca e gírias paulistas, Douglas, visto sob o prisma do humor regional; e um "cabo de destacamento", Cabo Citonho que é suficientemente astuto para satisfazer os seus apetites.

Lisbela e Leléu vão sofrer pressões da família, do meio social e também com as suas próprias dúvidas e hesitações. Mas, em uma reviravolta final, cheia de bravura e humor, eles seguem seus destinos. Como a própria Lisbela diz, a graça não é saber o que acontece. É saber como acontece e quando acontece.



O que: Janela do Tempo – Lisbela e o Prisioneiro
Quando: 05 de agosto de 2014
Horário: 15h
Onde: Sala Pública de Cinema da Fundação Casa das Artes, Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Bairro Planalto
Entrada Gratuita

Agenda da Secretaria da Cultura/Fundação Casa das Artes do dia 31 de julho - Quinta-feira

Oficinas
* Técnica Vocal - Horário: 13h30min às 14h30min - Local: Sala 2
* Piano II - Horário: 13h30min às 14h30min - Local: Auditório II
* Violino - Horário: 14h às 15h30min - Local: Sala 2
* Acrílico sob Tela I - Horário: 14h às 16h - Local: Sala 3
* Ponta-Cabeça - Horário: 14h às 16h - Local: Sala 1
* Teclado - Horário: 15h30min às 16h30min - Local: Auditório II
* Arte & Vida - Horário: 19h30min às 21h30min - Local: Auditório II

quarta-feira, 30 de julho de 2014

PROJETO SEMEADOR É UM DOS FINALISTAS DO 4º PRÊMIO DE CULTURA DA FAMURS


Um conjunto de ações que busca a integração entre os mais diversos segmentos artísticos e culturais de Bento Gonçalves, unindo as raízes constitutivas da formação do povo bento-gonçalvense com o movimento plural e eminente da contemporaneidade. Assim pode ser resumido o Projeto Semeador, que é um dos finalistas da 4ª edição do Prêmio de Cultura da Famurs 2014, promovido em parceria com o Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic/RS). Os vencedores serão anunciados nesta quarta-feira, dia 30, durante o 21º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

O Prêmio de Cultura da Famurs é destinado a ações de prefeituras que visem o desenvolvimento da cultura local ou regional. Os aspectos analisados pela comissão julgadora foram criatividade e inovação, abrangência e impacto social e continuidade da ação cultural. Bento Gonçalves está concorrendo na categoria Artes Integradas. O Projeto Semeador é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e foi Lançado em 27 de fevereiro de 2013 com o objetivo de descobrir, promover, divulgar e valorizar os talentos da terra.

Para o secretário de cultura, Jovino Nolasco, a cultura em suas mais diferentes formas deve ser vista, tratada e entendida como uma política pública, pois é uma importante ferramenta para promovermos as transformações sociais. "O Projeto Semeador está dentro das diretrizes da Administração Municipal que  visa descobrir,  valorizar e promover os talentos da nossa terra. Ao apoiar a cultura damos espaço para que novos talentos floresçam, contribuindo assim para que o engrandecimento do município. Apoiar, investir e incentivar a cultura no município é, acima de tudo, uma forma de manter viva a nossa história. Nessa jornada pulsante e viva de talentos, a cultura se transforma em uma ponte para a promoção da cidadania", resume.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Festejos Farroupilha 2014


Esteve reunido, na sede da ABCTG, no dia 29 de julho, a comissão organizadora do 2º Encontro da Mulher Tradicionalista, a ser realizado no dia 16 de setembro, durante a programação dos Festejos Farroupilha 2014. Este evento é organizado por uma comissão especial composta pelo ABCTG, Secretaria da Cultura, Gabinete da Primeira Dama, Coordenadoria da Mulher e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) que visa destacar e valorizar a mulher tradicionalista e, também, incentivar a mulher para que busque o seu lugar no meio tradicionalista a fim de compartilhar decisões e engrandecer o movimento.

Evento da Secretaria Municipal de Educação



Seguindo a política do governo, que busca investir cada vez mais em educação e na qualificação dos profissionais envolvidos, a Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), promove o Congresso Nacional de Educação, a ser realizado nos dias 4 e 5 de agosto. A programação será marcada por diversas palestras e capacitações voltadas a professores, equipes diretivas e profissionais da educação, com realização em rês locais: Fundaparque, Fundação Casa das Artes e Auditório da Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC).

Dentre os destaques da programação está a participação da escritora Lya Luft na abertura oficial o evento, marcada para as 8h30min do dia 4, no Pavilhão E da Fundaparque. Ela abordará o tema "Conversando Sobre Educação". As inscrições para os profissionais da Rede Municipal já estão encerradas. Os profissionais das Redes Estadual e Particular podem realizar sua inscrição no site da Prefeitura de Bento Gonçalves, no link http://cursos.bentogoncalves.rs.gov.br até o dia 30 de julho. Mais informações podem ser obtidas com o setor pedagógico da SMED, pelo telefone (54) 3055 7189.

Lya Luft
Nascida em Santa Cruz do Sul no dia 15 de setembro de 1938, é professora de Literatura, com mestrado em Lingüística e Literatura Brasileira. Exerceu o magistério superior, como professora de Lingüística. Sua atividade literária inclui a tradução, principalmente de autores de língua inglesa e alemã, dentre os quais Brecht, Virginia Woolf, Herman Hesse, Thomas Mann e Günther Grass. Iniciou sua carreira literária escrevendo poemas e crônicas para o jornal Correio do Povo. Publicou livros de poemas, romances e novelas, tendo textos seus adaptados para o teatro. Sua primeira obra de ficção foi "As parceiras", em 1980, seguindo-se "A asa esquerda do anjo", "Reunião de família", "O quarto fechado", "Exílio" e "A sentinela". Publicou também "O lado fatal", coletânea de poemas, e ainda "Mulher no palco" e "O Rio do Meio", que obteve o prêmio de melhor obra de 1996, da Associação de Críticos de Arte de São Paulo.

Programação
04/08/14 - Abertura oficial "Conversando sobre Educação" com a escritora e Mestra Lya Luft Horário:8h30 Local: Pavilhão E - Fundaparque Público alvo: professores, equipes diretivas e profissionais da educação

04/08/14 - Ensino Inclusivo: Uma ação transformadora Palestrante: Marisa de Lourdes dos Santos de Mello Horário: 14h Local: Pavilhão E - Fundaparque Público alvo: professores, equipes diretivas e profissionais da educação

04/08/14 - Capacitação "Alimentação Escolar" Palestrante: Nutricionistas SMED Horário: 14h Local: Auditório CTEC Público alvo: Merendeiras das EMEFs, EMEM e EMEFE

04/08/14 - Família presente na Escola palestrante: Jorge Trevisol Horário: 19h Local: Teatro da Casa das Artes Público alvo: Equipes diretivas, CPM, Conselhos Escolares, professores e funcionários da limpeza, cozinha e vigilantes da Rede Municipal de Ensino

05/08/14 - Justiça Restaurativa Palestrante: Juiz Leoberto Brancher Horário: 8h30 Local: Pavilhão E - Fundaparque Público alvo: Professores, equipes diretivas e profissionais da educação

05/08/14 - Professando o quê, professor ?! Palestrante: Júlio Furtado Horário: 14h Local: Pavilhão E - Fundaparque Público alvo: Professores, equipes diretivas e profissionais da educação

05/08/14 - Capacitação "Alimentação Escolar" Palestrante: Nutricionistas SMED Horário: 8h ou 14h Local: CTEC Público alvo: Merendeiras das EMIs

Assessoria de Comunicação Social
Foto: Arquivo/Internet

Agenda da Secretaria da Cultura/Fundação Casa das Artes do dia 30 de julho - Quarta-feira

Evento
* Cine+Animação - Exibição do filme Turbo - Horário: 15h - Local: Sala Pública de Cinema - Entrada gratuita
* Palestra sobre o Livro do Conhecimento - Horário: 19h30min - Local: Sala Pública de Cinema

Oficinas
* Baú Mágico - Horário: 9h às 11h - Local: Sala 1
* Piano I - Horário: 9h30min às 10h30min - Local: Auditório II
* Bateria (Básico) - Horário: 13h30min às 14h30min - Local: Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold
* Violão Popular II - Horário: 13h30min às 14h30min - Local: Sala 2
* Acrílico sob Tela II - Horário: 14h às 16h - Local: Sala 3
* Guitarra I - Horário: 14h30min às 15h30min - Local: Sala 2
* Guitarra II - Horário: 15h30min às 16h30min - Local: Sala 2
* Bateria (Intermediário) - Horário: 15h30min às 16h30min - Local: Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold
* Desenho Artístico para Adolescentes - Horário: 15h30min às 17h30min - Local: Sala 1
* Acrílico sob Tela I - Horário: 16h às 18h - Local: Sala 3
* Desenho Artístico I - Horário: 19h às 22h - Local: Sala 1
* Prática para a Banda Municipal - Horário: 19h às 22h - Local: Sala dos Escritores 

terça-feira, 29 de julho de 2014

Agenda da Secretaria da Cultura/Fundação Casa das Artes do dia 29 de julho - Terça-feira

Evento 
* Janela do Tempo - As Mães de Chico Xavier - Horário:  15h - Local: Sala Pública de Cinema - Entrada gratuita

* Reunião do Conselho Municipal de Política Cultural para agentes culturais, artistas e interessados sobre o próximo edital do Fundo Municipal de Cultura - Horário: 16h30min - Local: Sala Pública de Cinema 

Oficinas
* Musicalização Infantil I - Horário: 9h às 10h - Local: Sala 1
* Musicalização Infantil II - Horário: 10h às 11h - Local: Sala 1
* Violão Popular I - Horário: 10h30min às 11h30min - Local: Sala 2
* Baixo Elétrico - Horário: 14h às 15h - Local: Sala 2
* Sax Alto e Tenor - Horário: 15h30min às 16h30min - Local: Sala 2
* Teatro Infantil - Horário: 16h às 18h - Local: Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold
* Teatro para Jovens e Adultos - Horário: 19h às 21h - Local: Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold
* Cinema Digital II - Horário: 19h às 22h - Local: Sala Pública de Cinema

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Cine+Animação


Theo é um caracol de jardim, que passa o dia com outros caracóis, colhendo tomates e torcendo para não ser capturado por aves predadoras. Apesar da vida pacata, este jovem animal sonha em se tornar extremamente veloz, como o seu ídolo, o corredor campeão de Indianápolis Guy Gagné.

A obsessão pela velocidade faz que com Theo seja ridicularizado pelos colegas. Um dia, no entanto, ele cai acidentalmente dentro do motor de um grande carro de corrida, e um efeito inesperado acontece em seu corpo, fazendo com que ele se torne extremamente veloz.

Rebatizado Turbo, o caracol encontra abrigo na casa de Tito, um vendedor de comida mexicana conhecido pelos planos inusitados e que quase sempre dão errado. Surpreso com a velocidade de Turbo, Tito decide levá-lo à corrida de Indianápolis, para competir com Guy Gagné.

O que: Cine+Animação - Estação Inverno - Reapresentação do filme Turbo
Horário: 15h
Quando: 30 de julho
Onde: Fundação Casa das Artes - Rua Herny Hugo Dreher, 127 - Bairro Planalto
Entrada gratuita

Janela do Tempo

As Mães de Chico Xavier



Três mães vêem sua realidade se transformar por completo… São elas: Ruth, cujo filho adolescente, Raul, enfrenta problemas com drogas; Elisa, que tenta suprir a ausência do marido dando total atenção ao filho, o pequeno Theo, e Lara, professora que enfrenta o dilema de uma gravidez não planejada.

Essas três mulheres, vivendo momentos distintos de suas vidas, buscam conforto junto a Chico Xavier. E o repórter Karl permanece insistindo em entrevistar o médium, mesmo sem estar preparado para isso…

Na produção, Nelson Xavier revive o papel de Chico Xavier. Herson Capri interpreta Mário, marido de Ruth. Caio Blat vive um jornalista que quer investigar o médium. Neuza Borges é a cuidadosa governanta que convive com o casal Guilherme (Joelson Medeiros) e Elisa (Vanessa Gerbelli).


O que: Janela do Tempo – As Mães de Chico Xavier
Quando: 29 de julho de 2014
Horário: 15h
Onde: Sala Pública de Cinema da Fundação Casa das Artes, Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Bairro Planalto
Entrada Gratuita

Agenda da Secretaria da Cultura/Fundação Casa das Artes do dia 28 de julho - Segunda-feira

Oficinas
* Flauta Doce - Horário: 10h às 11h - Local: Sala 2
* Ballet Clássico Infantil - Horário: 10h às 11h - Local: Auditório 2
* Prática para a Banda Municipal - Horário: 19h às 22h - Local: Sala 2

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Agenda da Secretaria da Cultura/Fundação Casa das Artes do dia 26 de julho - Sábado

Eventos
* Cine+Animação - Filme: Tinker Bell: Fadas e Piratas - Horário: 15h - Local: Sala Pública de Cinema - Entrada Gratuita
* Teatro Jacques de Molay: O Fim da Ordem do Templo - Horário: 21h - Local: Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold - Ingresso: R$ 30,00

Oficina
* Cinema Digital II - Horário: 9h às 12h - Local: Sala Pública de Cinema
* Ensaio da banda Marcial Municipal - Horário: 14h às 17h 

Museu do Imigrante

RESTAURO DAS ESQUADRIAS


O projeto de Restauro do Museu do Imigrante tem como proponente a Fundação Casa das Artes.

O Restauro deve ser norteado pela Lei 8666/93- Lei das Licitações. Assim sendo, tudo deve ser licitado, o que demanda o tempo necessário que envolve todos os trâmites legais ligados ao processo.

A Cavalet Esquadrias, empresa localizada nos Caminhos de Pedra e com experiência em restauro, inclusive com curso em Verona na Itália, terá a incumbência de realizar a importante etapa de Restaurar as Esquadrias do Museu do Imigrante. A Empresa venceu a Licitação, via Fundação Casa das Artes, no dia 18 de julho de 2014.


O restauro das esquadrias está previsto como primeira etapa do Projeto “Restauro e Adequação do Uso do Museu do Imigrante”, sendo um trabalho específico que abrange uma intervenção minuciosa, ou seja: as esquadrias serão fotografadas, catalogadas e retiradas para serem submetidas a um processo mecânico de remoção das sucessivas camadas de tinta. As peças comprometidas serão substituídas por novas, de mesmas dimensões e tipologia, mantendo suas características originais e posteriormente, as janelas serão recolocadas.

Tendo em vista o grande número de esquadrias, esse trabalho demandará enorme empenho e longo período de intervenção. O arquiteto William Pavão Xavier e equipe responsável pela restauração acompanharão minuciosamente todo esse desenvolvimento. Assim sendo, visando garantir a integridade das peças, será respeitado o memorial descritivo formatado pelo arquiteto.

Enquanto as esquadrias encontram-se em processo de restauro, o arquiteto responsável pela obras, está realizando a readequação do orçamento do projeto, defasado em função em função do tempo transcorrido da aprovação via Lei Rouanet.

Somente após o estudo será possível prosseguir com as etapas posteriores.

Agenda da Secretaria da Cultura/Fundação Casa das Artes do dia 25 de julho - Sexta-feira

Evento
* Apresentação Musical do Coral da Universidade de Brasília - Horário: 19h - Local: Fundação Casa das Artes - Entrada Gratuita


quinta-feira, 24 de julho de 2014

Café da Manhã Cultural



Aconteceu nesta manhã de quinta-feira, dia 24, o Café da Manhã Falando em Cultura, na Fundação Casa das Artes. O evento reuniu autoridades da Prefeitura Municipal como o Prefeito Guilherme Pasin e secretários, bem como do empresariado e diretoras das escolas da rede municipal, estadual e privada que contou, também, com a apresentação de dança da Nest Panos.



Na ocasião, o Secretário da Cultura e Presidente da Fundação Casa das Artes, Jovino Nolasco, fez uma explanação sobre as atividades das referidas instituições sobre o primeiro semestre. Na pauta estavam assuntos como oficinas, Fundo Municipal de Cultura, a nova casa da Biblioteca Pública Castro Alves e do Museu do Imigrante.

Também falou sobre a programação que irá acontecer no segundo semestre de 2014, tais como eventos na área das Artes Plásticas, da Música, do Teatro, entre outros. E já vai começar pela comemoração dos 74 anos da Biblioteca Pública, com uma programação muito especial com sarau, contações de histórias, palestras e oficina.





Em breve mais informações sobre a programação do segundo semestre da Secretaria da Cultura e Fundação Casa das Artes. Acompanhe pelo nosso blog www.culturabento.blogspot.com.br e/ou pelo site da Prefeitura Municipal www.bentogoncalves.rs.gov.br

Fundo Municipal de Cultura

CONVITE

O Conselho Municipal de Política Cultural e a Secretaria da Cultura convocam os artistas, agentes culturais e interessados para uma reunião preparatória para o Edital 02 do Fundo Municipal de Cultura que será lançado em agosto de 2014.

O referido encontro será no dia 29 de julho, terça-feira, às 16h30min, na Sala Pública de Cinema da Fundação Casa das Artes. Na ocasião, será explanado sobre as alterações acerca das documentações necessárias e dos anexos para as inscrições dos projetos.

O principal objetivo da reunião é o de preparar os possíveis candidatos ao edital 02/2014. Conforme o Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Cristian Bernich: “A proposta é ter um encontro informal com os interessados em participar do Fundo Municipal de Cultural para elucidar e auxiliar o proponente na forma de encaminhar o projeto e demonstrar quais são os interesses do Conselho Municipal de Política Cultural em fomentar a produção artística e cultural do município”.

Cine+Animação



Do mundo de Peter Pan, chega Tinker Bell: Fadas e Piratas, uma nova aventura de capa e espada sobre Zarina, uma fada inteligente e ambiciosa que está cativada pelo pozinho mágico azul e suas infinitas possibilidades.

Quando as ideias selvagens de Zarina a deixam em apuros, ela foge do Refúgio das Fadas e une forças com uns piratas ardilosos, que fazem dela a capitã de seu navio.

Tinker Bell e seus amigos precisam embarcar em uma aventura épica para encontrar Zarina, e juntos, eles enfrentam um bando de piratas liderados por James, que em breve será conhecido como Capitão Gancho. 


Serviço
O que: Cine+Animação - Estação Inverno - Filme: Tinker Bell: Fadas e Piratas
Data: 26 de julho 
Horário: 15h
Onde: Fundação Casa das Artes - Rua Herny Hugo Dreher, 127 - Bairro Planalto
Entrada gratuita

Agenda da Secretaria da Cultura/Fundação Casa das Artes do dia 24 de julho - Quinta-feira

Evento 
* Café-da-Manhã Falando em Cultura - Horário: 8h - Local: Auditório II

Oficinas
* Técnica Vocal - Horário: 13h30min às 14h30min - Local: Sala 2
* Piano II - Horário: 13h30min às 14h30min - Local: Auditório II
* Violino - Horário: 14h às 15h30min - Local: Sala 2

* Acrílico sob Tela I - Horário: 14h às 16h - Local: Sala 3
* Ponta-Cabeça - Horário: 14h às 16h - Local: Sala 1
* Teclado - Horário: 15h30min às 16h30min - Local: Auditório II
* Arte & Vida - Horário: 19h30min às 21h30min - Local: Auditório II 

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Agenda da Secretaria da Cultura/Fundação Casa das Artes do dia 23 de julho - Quarta-feira

Evento
* Cine+Animação - Filme: Caminhando com dinossauros - Horário: 15h - Local: Sala Pública de Cinema - Entrada Gratuita


Oficinas
* Baú Mágico - Horário: 9h às 11h - Local: Sala 1
* Piano I - Horário: 9h30min às 10h30min - Local: Auditório II
* Bateria (Básico) - Horário: 13h30min às 14h30min - Local: Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold
* Violão Popular II - Horário: 13h30min às 14h30min - Local: Sala 2
* Acrílico sob Tela II - Horário: 14h às 16h - Local: Sala 3
* Guitarra I - Horário: 14h30min às 15h30min - Local: Sala 2
* Guitarra II - Horário: 15h30min às 16h30min - Local: Sala 2
* Bateria (Intermediário) - horário: 15h30min às 16h30min - Local: Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold
* Desenho Artístico para Adolescentes - Horário: 16h às 18h - Local: Sala 1
* Acrílico sob Tela I - Horário: 16h às 18h - Local: Sala 3
* Desenho Artístico I - Horário: 19h às 22h - Local: Sala 1
* Prática para a Banda Municipal - Horário: 19h às 22h - Local: Auditório I

terça-feira, 22 de julho de 2014

Cine+Animação


Caminhando com Dinossauros se passa na era em que estes gigantescos seres dominavam a Terra. Um pequeno filhote luta para sobreviver em meio às ameaças da natureza. Já crescido, ele é separado dos pais e obrigado a confrontar uma realidade dura em que se luta o tempo todo pela sobrevivência.


Não fosse o bastante, terá que lidar com uma rivalidade com o irmão, que é bem mais forte que ele. Os dois vão para o Ártico Norte na tentativa de seguir os passos de seu pai e vencer os desafios que as condições climáticas podem trazer para toda a sua espécie.

O que: Cine+Animação - Estação Inverno - Caminhando com Dinossauros
Quando: 23 de julho
Horário: 15h
Onde: Fundação Casa das Artes - Rua Herny Hugo Dreher, 127 - Bairro Planalto
Entrada Gratuita

Espetáculo Musical


A Secretaria da Cultura e Fundação Casa das Artes recebe no dia 25 de julho, às 19h, o Coral da Universidade de Brasília. O evento faz parte da turnê que o Coral irá realizar pelo estado do Rio Grande do Sul e irá apresentar, no Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold, 15 músicas que vai da Renascença ao Contemporâneo Brasileiro.

Atualmente o Coral da UnB tem 40 integrantes de várias idades e é regido pelo maestro Éder Camúzis. Em todos esses anos amadureceu a idéia de cantar, passando de um simples divertimento para o árduo trabalho de construção de seu vasto repertório. Montou e participou de diversos eventos - operetas, óperas, cantatas cênicas, festivais e concursos, tanto no País quanto no exterior, como México, França, Itália, Espanha, Alemanha e Chile, conquistando premiações e reconhecimento da crítica especializada.

O Coral da Universidade de Brasília (UnB) é considerado Patrimônio Cultural e Imaterial do Distrito Federal pela Lei 5.155, sancionada no dia 19 de agosto de 2013.

Confira o repertório a ser apresentado:
1- ELI, ELI – G. Bárdos
2 - ANIMA CHRISTI – Jandi Aboleda
3 - O SCHÖNE NACHT -  Johannes Brahms Op. 92 N. 1
4 - CANTIQUE DE JEAN RACINE – Gabriel Fauré
5 - PIQUETE DO CAVEIRA -  Kleiton Ramil/ Arr. Nestor Wennholz; Letra:José Fogaça
6 - DESAFINADO – Tom Jobim/Newtom Mendonça  Arr. Eduardo D Carvalho
7 - SUÍTE NORDESTINA – Arr. Ronaldo Miranda
8 - CANCIÓN COM TODOS – A. Tejada Gomes
9 - HOLD ON – Spiritual
10 - ROCK A MY SOUL – Spiritual
11- ISTO AQUI O QUE É – Ari Barroso/ Arr. Eduardo D Carvalho

Serviço:
O que: Apresentação do Coral da Universidade de Brasília
Quando: 25 de julho
Horário: 19h
Onde: Fundação Casa das Artes  - Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Bairro Planalto

Entrada Gratuita

Agenda da Secretaria da Cultura/Fundação Casa das Artes do dia 22 de julho - Terça-feira

Evento
* Janela do Tempo - Ela Tornou-se Freira - Horário: 15h - Local: Sala Pública de Cinema - Entrada Gratuita


Oficinas
* Musicalização Infantil I - Horário: 9h às 10h - Local: Sala 1
* Musicalização Infantil II - Horário: 10h às 11h - Local: Sala 1
* Violão Popular I - Horário: 10h30min às 11h30min - Local: Sala 2
* Baixo Elétrico - Horário: 14h às 15h - Local: Sala 2
* Sax Alto e Tenor - Horário: 15h30min às 16h30min - Local: Sala 2
* Teatro Infantil - Horário: 16h às 18h - Local: Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold
* Teatro para Jovens e Adultos - Hora´rio: 19h às 21h - Local: Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold
* Cinema Digital II - Horário: 19h às 22h - Local: Sala Pública de Cinema
* Fotografia II - Horário: 19h às 22h - Local: Auditório II

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Agenda da Secretaria da Cultura/Fundação Casa das Artes do dia 21 de julho - Segunda-feira

Oficinas
* Flauta Doce - Horário: 10h às 11h - Local: Sala 2
* Ballet Clássico Infantil - Horário: 10h às 11h - Local: Auditório II
* Fotografia I - Horário: 19h às 22h - Local: Sala Pública de Cinema
* Prática para a Banda Municipal - Horário: 19h ás 22h - Local: Sala 2

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Agenda da Secretaria da Cultura/Fundação Casa das Artes do dia 19 e 20 de julho - Sábado e Domingo

Oficinas
* Cinema Digital II - Horário: 9h às 12h - Local: Sala Pública de Cinema
* Ensaio da Banda Marcial Municipal - Horário: 14h às 17h 

Evento
* Cine+Animação - Filme: Minhocas - Horário: 15h - Local: Sala Pública de Cinema

Cinema

Janela do Tempo apresenta

Ela Tornou-se Freira


 Envolvido por uma trama internacional, Teixeirinha acaba virando “isca” para a ação de uma perigosa quadrilha, quando recebe de presente um violão “muito especial” que chegou da Itália.
Sandra, mulher de um famoso empresário paulista, tenta seduzir Teixeirinha para poder conseguir o violão. E, pelo maior dos azares, Mary acaba pegando os dois em flagrante  e, não suportando a traição, retorna para o convento onde foi criada, abandonando seu parceiro e sua carreira artística.
Agora, Teixeirinha terá que seguir sozinho seu caminho. Mas, enquanto isso, Dom Chiquito, vivido por Jimmy Pipiolo, snetindo-se responsável pela separação da dupla, começa a investigar o motivo que levou aquela mulher a se aproximar de Teixeirinha e lhe causar tanta confusão e tristeza.

O que: Janela do Tempo – Ela Tornou-se Freira
Quando: 22 de julho de 2014
Horário: 15h
Onde: Sala Pública de Cinema da Fundação Casa das Artes, Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Bairro Planalto

Entrada Gratuita

Teatro

Jacques De Molay: O Fim da Ordem do Templo


A saga dos Cavaleiros Templários e o martírio de seu último Grão-Mestre são o tema central do Espetáculo Teatral "Jacques De Molay: O Fim da Ordem do Templo", estrelado e dirigido pelo ator carioca John Vaz. A única apresentação em Bento Gonçalves ocorre no dia 26 de Julho, no Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold, na Fundação Casa das Artes. O evento é uma promoção do Pronaos Rosacruz Bento Gonçalves - AMORC. 
 
No espetáculo, o ator carioca, John Vaz vive o Cavaleiro Templário Jacques De Molay - ultimo Grão Mestre da misteriosa Ordem. O espetáculo, como não poderia deixar de ser, é uma aula de historia antiga e medieval.

Vaz dividiu a peça em cenas que irão revelar e responder certas questões do publico: Quem foram os Templários e o porque foram exterminados?

A peça se passa no dia 13 de outubro de 1307 na madrugada de sua captura pelos soldados do Rei Frances Felipe. Ali, De Molay encaminha a fuga de alguns de seus irmãos com o tesouro templário e narra sobre a Lenda de Hiran e a construção do Templo de Salomão. A montagem segue contando a historia de Jerusalém, as batalhas, os vários tipos de povos que assumiram a Terra Santa até chegar ao Sultão Curdo Saladino. Apos a visão do Islã sobre as Cruzadas, e os planos do Papa e do Rei para condenar os Templários, o personagem narra de como foi o surgimento da Ordem e sua saga. Um espetáculo instigante, dramático que promete mexer com a platéia.



O Ator
John Vaz é um especialista em interpretar personalidades da história, foi Coordenador do Teatro Museu da República – RJ (1999 - 2007) conhecido como “O Mil Caras do Teatro Brasileiro” referência dada em matéria de capa do segundo caderno do jornal O Globo. 

Vaz tem em uma galeria de personagens: o poeta e ator francês Antonin Artaud, o filósofo marxista Louis Althusser, o seringueiro Chico Mendes, o presidente Juscelino Kubitschek (Vaz foi premiado com a Medalha JK 2002) o presidente deposto João Goulart, o revolucionário Che Guevara o imperador D. Pedro I. Na televisão, participou da minissérie “Amazônia” de Gloria Perez, onde interpretou o coronel boliviano Rosendo Rojas. Também interpretou Jango na “minissérie JK” em 2006, participou da novela “Belíssima” e "Beleza Pura", ambas no papel de policial.

O ingresso custa R$ 30,00. Mais informações sobre a aquisição dos ingressos podem ser obtidas pelo fone (54) 9941 5737 ou ainda (54) 9988 7377 ou ainda no e-mail pronaosbentogoncalves@gmail.com

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Cine+Animação




Júnior é uma jovem minhoca que não consegue fazer amigos, já que todos os que o conhece o consideram mimado pela mãe. Disposto a provar o contrário, ele desafia um dos que o provoca para um desafio envolvendo um arriscado salto sobre um penhasco. Entretanto, antes mesmo da disputa começar, Júnior e Nico são levados para a superfície por uma escavadeira. Longe de casa e em um ambiente hostil, eles acabam encontrando o vilão Big Wig, um tatu bola que deseja transformar as minhocas em escravos.


O que: Cine+Animação apresenta Minhocas
Data: 19 de julho
Horário: 15h
Onde: Fundação Casa das Artes - Rua Herny Hugo Dreher, 127 - Bairro Planalto
Entrada gratuita

Agenda da Secretaria da Cultura/Fundação Casa das Artes do dia 17 de julho - Quinta-feira

Oficinas
* Técnica Vocal - Horário: 13h30min às 14h30min - Local: Sala 2
* Piano II - Horário: 13h30min às 14h30min - Local: Auditório II
* Violino - Horário: 14h às 15h30min - Local: Auditório II
* Acrílico sob Tela I - Horário: 14h às 16h - Local: Sala 3
* Ponta-Cabeça - Horário: 14h às 16h - Local: Sala 1
* Teclado - Horário: 15h30min às 16h30min - Local: Auditório II
* Arte & Vida - Horário: 19h30min às 21h30min - Local: Auditório II

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Espetáculo Musical


A Secretaria da Cultura e Fundação Casa das Artes recebe no dia 25 de julho, às 19h, o Coral da Universidade de Brasília. O evento faz parte da turnê que o Coral irá realizar pelo estado do Rio Grande do Sul e irá apresentar, no Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold, 15 músicas que vai da Renascença ao Contemporâneo Brasileiro.

Atualmente o Coral da UnB tem 40 integrantes de várias idades e é regido pelo maestro Éder Camúzis. Em todos esses anos amadureceu a idéia de cantar, passando de um simples divertimento para o árduo trabalho de construção de seu vasto repertório. Montou e participou de diversos eventos - operetas, óperas, cantatas cênicas, festivais e concursos, tanto no País quanto no exterior, como México, França, Itália, Espanha, Alemanha e Chile, conquistando premiações e reconhecimento da crítica especializada.

O Coral da Universidade de Brasília (UnB) é considerado Patrimônio Cultural e Imaterial do Distrito Federal pela Lei 5.155, sancionada no dia 19 de agosto de 2013.

Confira o repertório a ser apresentado:
1- ELI, ELI – G. Bárdos
2 - ANIMA CHRISTI – Jandi Aboleda
3 - O SCHÖNE NACHT -  Johannes Brahms Op. 92 N. 1
4 - CANTIQUE DE JEAN RACINE – Gabriel Fauré
5 - PIQUETE DO CAVEIRA -  Kleiton Ramil/ Arr. Nestor Wennholz; Letra:José Fogaça
6 - DESAFINADO – Tom Jobim/Newtom Mendonça  Arr. Eduardo D Carvalho
7 - SUÍTE NORDESTINA – Arr. Ronaldo Miranda
8 - CANCIÓN COM TODOS – A. Tejada Gomes
9 - HOLD ON – Spiritual
10 - ROCK A MY SOUL – Spiritual
11- ISTO AQUI O QUE É – Ari Barroso/ Arr. Eduardo D Carvalho

Serviço:
O que: Apresentação do Coral da Universidade de Brasília
Quando: 25 de julho
Horário: 19h
Onde: Fundação Casa das Artes  - Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Bairro Planalto
Entrada Gratuita