quarta-feira, 25 de maio de 2016

Secretaria de Cultura realiza fóruns setoriais


Plano Municipal de Cultura será entregue a segmentos culturais

A Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, convida a classe artística para participar dos Fóruns Setoriais de Cultura, que serão realizados na Fundação Casa das Artes, dia 14 de junho, a partir das 17h30min.

No evento, será dado mais um passo em direção à implantação do Plano Municipal de Cultura (PMC), quando serão debatidos assuntos relacionados ao tema.

Os representantes de cada segmento cultural da cidade também receberão um exemplar impresso do documento, espécie de Carta Magna que rege as diretrizes para o setor nos próximos anos.

Entre outras atividades programadas para o evento, será explanado o andamento da implantação do PMC em Bento Gonçalves e como o processo está se desenvolvendo  em Caxias do Sul, cidade que teve o documento aprovado em 2011.

Também neste encontro, serão eleitos os representantes de cada segmento que está sem representatividade plena no Conselho Municipal de Política Cultural de Bento Gonçalves.
Cada segmento deverá ter a participação de, no mínimo, 10 representantes, devidamente credenciados, para validarem o respectivo Fórum setorial e terem suas demandas aprovadas.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Biblioteca Pública promove ação cultural para o Dia dos Namorados




No dia 9 de junho de 2016, na Via del Vino, a Biblioteca Pública Castro Alves está promovendo a atividade cultural Amor em Versos. A entidade terá um espaço com música ao vivo, local para deixar mensagens de Dia dos Namorados, entrega de uma lembrança e sorteio de um jantar para um casal.

Para a diretora da Biblioteca Pública, Patrícia Da Rold, “essa atividade faz com que a Biblioteca se aproxime da comunidade, levando a literatura até ela e proporcionando a leitura de versos de poetas brasileiros em uma data especial como é o Dia dos Namorados. Ela acredita que através de ações como esta, que devem ter continuidade, será possível atender não só o público que vem até a Biblioteca e que tem o hábito de usufruir dos serviços que ela presta, como também beneficiar as pessoas que por algum motivo não conseguem fazê-lo.”

Serviço
O que: Amor em Versos, da Biblioteca Pública Castro Alves
Onde: Via del Vino
Quando: 9 de junho de 2016
Horário: das 13h às 15h

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Feira do Livro permanecerá na Via del Vino



A 31ª Feira do Livro de Bento Gonçalves permanecerá na Via del Vino, aos moldes da ocorrida no ano passado. A decisão foi tomada na sexta-feira (20), quando, por iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura, representantes de cinco livrarias da cidade e da Biblioteca Pública Castro Alves reuniram-se na Fundação Casa das Artes.

A comissão também definiu o tema a ser tratado nesta edição, referente à música e à literatura. Em breve, será anunciada a data de realização da Feira, bem como o patrono do encontro.

sábado, 21 de maio de 2016

Raízes de Bento é encenada na Fundação Casa das Artes




Na noite de sexta-feira, dia 20 de maio, o palco do Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold da Fundação Casa das Artes, recebeu o espetáculo cênico musical Raízes de Bento, em comemoração aos 141 de Imigração Italiana. Organizado pela Associação Famiglia Trentina di Santo Antão e com regência do maestro Geraldo Farina, o espetáculo narra a primeira jornada dos imigrantes, os improvisos para a sobrevivência, a posse do lote rural, o trabalho de homens e mulheres na transformação da floresta em local de residência da família.


Mesclando cantos, orações e história em dialeto, o espetáculo evocou o sonho da busca de uma vida melhor, porém ao chegarem nas novas terras encontraram uma realidade bem diferente da qual imaginavam. Os imigrantes tiverem que desbravar a mata e enfrentar adversidades como animais ferozes para sobreviver. 

Raízes de Bento teve a participação do Coral do vale dos Vinhedos, Coro Caminhos de Pedra e de figurantes voluntários e integra a programação da Settimana Italiana Di Bento – 141 anni di immigrazione, que acontece de 19 a 22 de maio de 2016.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Denise Da Ré lança dois livros para o público infantil




No dia 25 de maio de 2016, a escritora Denise Da Ré está lançando dois livros: Os Amores de Liana, patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura (Edital 01/2015), e Os Medos de Ritinha – edição do autor. O lançamento de ambos os títulos ocorre na Fundação Casa das Artes, às 19h.

“Os Amores de Liana”, história infantil que obteve o 1º lugar em concurso regional realizado pela Biblioteca Pública Castro Alves, de Bento Gonçalves, penetra no universo da criança, mexendo com a sensibilidade e emoção, algumas vezes de um jeito lúdico, outras, de um jeito poético. 

A narrativa gira em torno de mudanças no aspecto afetivo que ocorrem na fase que vai dos seis anos até a pré-adolescência, deixando o final em aberto.  As ilustrações também sugerem que a vida é tramada no dia-a-dia, cabendo a cada um tecê-la.  



Na oportunidade, a autora também estará autografando "Os Medos de Ritinha", história igualmente premiada em concurso literário, que busca desmistificar os medos infantis, sempre respeitando a inteligência da criança. 

Denise é professora de profissão, navega por prazer pela Literatura, ancorando em todas as praias, desde a poesia infantil ao conto adulto e a crônica. A autora já lançou diversos títulos como: Ao pé do ouvido, Pimenta, paixão...e polenta, Confissões de um vencedor, Rossana e a máquina do tempo e Maria Fumaça - Um passeio pela fantasia, este último em parceria com a escritora Gúgui.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Fundo Municipal de Cultura tem recorde de projetos inscritos




A Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria Municipal da Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), registrou um recorde no número de projetos inscritos para o Fundo Municipal de Cultura (FMC) – Edital 01/2016. Ao todo, 125 projetos foram inscritos, um aumento de 171% em relação ao ano passado, quando 46 projetos foram inscritos. 

O prazo de inscrições dos projetos foi do dia 24 de março ao dia 9 de maio de 2016. Neste ano, o investimento da administração municipal em projetos culturais será de R$ 835.501,95, fixando um teto de R$ 33.000,00 por projeto concorrente. As áreas de Literatura e Música tiveram mais projetos inscritos, com 33 e 29, respectivamente.

A próxima etapa do processo é a divulgação dos projetos habilitados para a análise através do site da Prefeitura de Bento Gonçalves. Em seguida, os projetos são encaminhados para a avaliação da Comissão Técnica, a partir dia 21 de maio de 2016. Após o parecer da Comissão Técnica, os projetos serão analisados pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), e a divulgação dos projetos aprovados ocorre até o dia 25 de agosto, conforme o cronograma dos prazos do Edital.

Para a Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Patrícia Da Rold, a quantidade de projetos inscritos nos mais variados segmentos artísticos surpreende e é resultado do trabalho de divulgação feito pelos membros do Conselho, Comissão Técnica, equipe da Secretaria da Cultura e Prefeitura Municipal, além da credibilidade que o Sistema Municipal de Cultura adquiriu junto à classe artística através dos editais anteriores.

Para o secretário da Cultura, Evandro Soares, o Fundo Municipal de Cultura é o principal instrumento de fomento e patrocínio de projetos culturais de Bento Gonçalves e o número recorde de projetos inscritos neste ano demonstra a importância do FMC e o profissionalismo e a organização da classe artística. “Isso demonstra o enorme potencial artístico e cultural da nossa cidade”, comenta.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Fundação Casa das Artes recebe programação da Settimana Italiana di Bento


Realização da Prefeitura de Bento Gonçalves por meio das Secretarias Municipais do Turismo e da Cultura, a Settimana Italiana di Bento começa nesta segunda-feira, 16, e seguirá até o dia 22 de maio oferecendo exposições, sessão de cinema, espetáculos cênicos e shows de corais.

Parte da programação cultural do evento acontecerá na Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127 – bairro Planalto). A partir desta segunda-feira, o público poderá acompanhar duas exposições, ambas sediadas no hall de entrada. “A Bento Gonçalves que Guardamos no Olhar” (foto) reproduz em pinturas fotos antigas da cidade, datadas entre 1890 e 1955. Já o artista plástico Dalcir Marcon mostrará esculturas com motivos religiosos.

Na quinta-feira (19), a Sala Pública de Cinema da Casa das Artes exibirá o filme “Il Rosso e Il Blu” (O Vermelho e o Azul), de Giuseppe Piccioni, às 19h. Na produção de 2012, quatro histórias se entrelaçam envolvendo a comunidade escolar de um colégio em Roma: a de um professor que perdeu a paixão pelo seu ofício, a de um professor suplente, a de uma reitora que precisa cuidar de um adolescente largado pela mãe e a de dois jovens apaixonados.

A Casa das Artes também será cenário para o espetáculo “Raízes de Bento”, montagem cênico-musical que reúne a Associação Famiglia Trentina di Santo Antão, o Coral Vale dos Vinhedos, o Coro Caminhos de Pedra, além de figurantes voluntários. Às 20h de sexta-feira (20), eles recontam a saga dos primeiros imigrantes italianos que chegaram à Serra Gaúcha.

A Settimana começa nesta segunda com o grupo Fanfarra Bersaglieri e o Coral Caminhos de Faria Lemos apresentando músicas italianas na Via del Vino, às 19h. Já no dia 17, oito corais da cidade participam de um festival também na Via del Vino.

Durante todo o período da Settimana Italiana di Bento, o fotógrafo Wagner Meneguzzi exibe no Shopping L’América seu trabalho que reúne ensaios de pessoas anônimas na mostra “Retratos do Invisível Visível”, contemplada em 2015 pelo edital do Fundo Municipal de Cultura.

A programação tem entrada franca.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Feira do Livro Infantil segue até domingo na Via del Vino




A Feira do Livro Infantil Sesc segue até domingo, 15, na praça Via Del Vino. No sábado, o horário de visitação é das 9h às 18h. No domingo, das 11h às 17h. O evento reúne cinco livreiros e apresenta uma série de atividades, como contação de histórias, oficinas de artes plásticas e literatura, apresentações artísticas, entre outros.

A Prefeitura, por meio da Biblioteca Pública Castro Alves, participa da Feira. Em seu espaço, está sendo trabalhado o conceito de compartilhamento de livros, leituras e idéias, de três formas. O primeiro por meio de seu projeto de troca-troca de livros, o Leitura em Movimento, com cerca de 300 obras à disposição para a troca. O segundo, com um local apropriado para leitura e atividades com crianças, e o terceiro através de depoimentos de professores e alunos envolvidos nos trabalhos com as obras da patrona da Feria do Livro Infantil, Christina Dias.

Uma exposição com artigos criados pelos alunos das escolas infantis do município também tem espaço na feira e pode ser conferida. O projeto Kombina também chama atenção do público. Três Kombis comvidam os pequenos a entrarem em um universo encantado, cheio de livros e brinquedos.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Cristiane Moro