terça-feira, 30 de junho de 2015

Agenda da Secretaria da Cultura/Fundação Casa das Artes do dia 30 de junho - Terça-feira

Oficinas
* Musicalização Infantil - Professora: Viviane Mello - Horário: 9h às 10h - Local: Sala 2
* Musicalização Infantil - Professora: Viviane Mello - Horário: 10h às 11h - Local: Sala 2
* Violão Popular - Professor: Fernando Cainelli - Horário: 14h30min às 15h30min - Local: Sala 3
* Ponta-Cabeça - Professor: Micael Biasin - Horário: 14h às 16h - Local: Sala 2
* Ponta-Cabeça - Professor: Micael Biasin - Horário: 16h às 18h - Local: Sala 2
* Teatro Infantil - Professora: Márcia Carraro - Horário: 16h às 18h - Local: Auditório II
* Teatro para Jovens e Adultos - Professora: Débora Lima - Horário: 19h às 21h - Local: Auditório II
* Curso de Italiano - Professora: Ivone Oselame - Horário: 19h30min às 21h30min - Local: Sala 2
* Fotografia - Professor: Eduardo Benini - Horário: 18h às 20h - Local: Sala Pública de Cinema
* Fotografia - Professor: Eduardo Benini - Horário: 20h às 22h - Local: Sala Pública de Cinema

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Agenda da Secretaria da Cultura/Fundação Casa das Artes do dia 29 de junho - Segunda-feira

Oficinas
* Ballet - Professora: Estela Ferrari - Horário: 10h às 11h - Local: Auditório II
* Baixo Elétrico - Professor: Leandro Perin - Horário: 13h30min às 14h30min - Local: Sala 3
* Violino - Professor: Willian Baldasso - Horário: 14h às 16h - Local: Auditório I/Sala dos Escritores
* Desenho Artístico para Adolescentes - Professor: Micael Biasin - Horário: 16h30min às 18h30min - Local: Sala 2
* Curso de Italiano - Professora: Ivone Oselame - Horário: 19h30min às 21h30min - Local: Sala 2
* Percussão - Professor: Giovani Sztormvski - Horário: 18h às 20h - Local: Auditório I/Sala dos Escritores
* Fotografia - Professor: Eduardo Benini - Horário: 18h às 20h - Local: Auditório II
* Fotografia - Professor: Eduardo Benini - Horário: 20h às 22h - Local: Auditório II

Evento 
* Sessão de Cinema Italiano da ACIRS - Língua e Cultura Italiana - Filme: Benvenuti al Sud - Horário: 19h - Local: Sala Pública de Cinema - Áudio e legenda em italiano - Entrada gratuita 


Sinopse: 

O filme é uma comédia que explora com muito humor os estereótipos, as rivalidades e preconceitos existentes entre os italianos do sul e os italianos do norte.


Alberto é diretor de uma agência dos correios numa cidade pequena na Lombardia e para agradar sua mulher Silvia, que gostaria de se mudar para Milão, está pronto para tudo, até mesmo fingir ser deficiente para entrar na lista e obter um emprego na grande metrópole. Mas o seu plano é descoberto e a punição de Alberto é ser transferido para uma pequena cidade perto de Nápoles onde terá de permanecer dois anos…

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Agenda da Secretaria da Cultura/Fundação Casa das Artes dos dias 27 e 28 de junho - Sábado e Domingo

Sábado
* Ensaio do Studio de Danças Aline Kirinus - Horário: 8h30min às 11h45min - Local: Auditório II
* Ensaio da Banda Municipal Marcial - Maestro: Jeferson Trivelin - Horário: 14h às 16h - Local: Sala 3
* Oficina de Artesanato - Professora: Valesca Ceccon - Horário: 14h às 16h - Local: Sala 4
* Capoeira - Professor: Márcio Moraes - Horário: 14h às 16h - Local: Auditório II

Domingo
* Evento do UNIFICADO - Leituras Obrigatórias da UFRGS - Horário: 13h às 21h - Local: Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold

Conselho Consultivo e Fiscal da Fundação Casa das Artes recebe o arquiteto responsável pelo projeto de restauro do Museu do Imigrante



William Pavão Xavier, Jovino Nolasco e Cassiano Cavalet


Aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 26 de junho de 2015, uma reunião do Conselho Consultivo e Fiscal da Fundação Casa das Artes com o Secretário da Cultura e Presidente da Fundação Casa das Artes, Jovino Nolasco, o arquiteto responsável pelo restauro do Museu do Imigrante, William Pavão Xavier e com Cassiano Cavalet, proprietário da empresa Cavalet Esquadrias que está restaurando as esquadrias do Museu do Imigrante.


Xavier explicou que o projeto do restauro do Museu do Imigrante “está correndo dentro dos trâmites legais, pois o projeto era de sete anos atrás que necessitou, por exigência do Ministério da Cultura, a revisão das planilhas orçamentárias, bem como o projeto na integra.”


De acordo com o arquiteto, as planilhas foram readequadas respeitando as novas patologias do prédio e foram encaminhadas ao Ministério da Cultura, sendo uma exigência deste órgão nacional. Posteriormente a isso, o Ministério da Cultura encaminhou o projeto para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para que fizesse a analise técnica e emitisse parecer acerca do restauro. Uma vez elaborado parecer, o mesmo foi encaminhado a Brasília para que o Conselho Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) deliberasse para poder andamento. 


O projeto esta atualmente tramitando no Ministério da Cultura, após passar pela CNIC, para que as referidas planilhas orçamentárias revisadas sejam oficialmente autorizadas via publicação do diário oficial da União.


Xavier ainda explanou as minúcias de um projeto de restauro e todos os processos legais exigidos pelo Ministério da Cultura e adiantou que “é sim possível a abertura do Museu do Imigrante para o final do ano, onde será concluída a primeira etapa. O restante como elevador externo, modernização e informatização do Museu que faz parte das planilhas, poderão serem feitas com o Museu aberto para a população e os turistas.”


O Presidente da Fundação Casa das Artes, Jovino Nolasco, enfatizou que “é meta da Administração Municipal que o mais breve possível o Museu seja reaberto. O Prefeito Pasin tem como uma das prioridades a abertura do Museu que vem ferindo a história do Município.” 

Neste sentido, diz o Secretario, “estamos nos dedicando o máximo para que isso venha acontecer o mais breve possível. Contatos diários com o Ministério da Cultura estão sendo feitos para agilizar os processos. Inclusive na tarde de ontem, Clara Zitkoski, da Representação Regional Sul do Ministério da Cultura, esteve em Bento se inteirando do processo e se dispôs a colaborar para que os entraves burocráticos sejam resolvidos.”

Projeto leva garis para passeio no interior do Município



Com o objetivo de valorizar e proporcionar um dia diferente para os garis da cidade será realizado na próxima terça-feira, 30, mais uma etapa do Projeto Gari da Nossa Bento Gonçalves. Na oportunidade eles farão uma visita técnica na Vinícola Aurora e um passeio turístico no Vale dos Vinhedos.


Em maio eles participaram de contação de histórias, ganharam livros e um café da manhã especial na Biblioteca Pública Castro Alves. O projeto é uma parceria da Secretarias de Cultura,  do Meio Ambiente e Gabinete da Primeira Dama.



Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural recebem capacitação






Aconteceu na noite do dia 25 de junho de 2015, na Fundação Casa das Artes, o Seminário sobre o Sistema Nacional de Cultura, Plano Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural. O evento contou com a participação de Antônio Roque Feldmann, Vice-Prefeito de Caxias do Sul e ex-Secretário da Cultura do referido município, de Clara Zitkoski, assessora do PRONAC da Representação da Regional Sul do Ministério da Cultura e do Secretário da Cultura, Jovino Nolasco.
 
O encontro teve como objetivo apresentar para os novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural o papel deste órgão para a comunidade artística e para a população local. Para Jovino Nolasco, o “encontro visou informar e integrar o Conselho Municipal de Política Cultural dentro de uma novo plano de ação da Secretaria da Cultura que é de fortalecer e aproximar cada vez mais com os órgãos da área a nível estadual e federal.“ Nolasco comenta que “é preciso criar mecanismos de integração com os conselhos culturais da Serra Gaúcha, sendo o primeiro passo essa aproximação com Caxias do Sul”.


Em sua explanação, Clara enfatizou que o papel do conselheiro cultural é a de “promover o processo de construção e evolução da cultura local, fazendo uma análise de suas necessidades e ouvindo seus pares para poder garantir o direito da livre expressão artística.”


Clara também colocou que o Conselho Municipal de Política Cultural deve ser propositivo: atuar e participar e não apenas representar o seu segmento, incentivando o diálogo entre o Poder Público, a sociedade civil, os artistas e a população para assegurar instrumentos que permitam o pleno exercício de suas atribuições, como o Fundo Municipal de Cultura e o Plano Municipal de Cultura, recentemente sancionado pelo Prefeito Guilherme Rech Pasin.


Já para Antônio Roque Feldmann o papel dos conselheiros é de sensibilizar e encantar a comunidade, as entidades e órgãos que compõem a rede pública. “É preciso que o Conselho Municipal de Política cultural caminhe e a Secretaria da Cultura caminhe na mesma direção de trabalhar e de promover a diversidade cultural local. Atualmente, as cidades com as migrações recentes mudaram o seu perfil, o que traz novas características que precisam serem consideradas na esfera cultural, fazendo uma conexão entre o tradicional e o contemporâneo.”

Agenda da Secretaria da Cultura/Fundação Casa das Artes do dia 26 de junho - Sexta-feira

Oficinas
* Baú Mágico - Professora: Fabiane Sassi Caio - Horário: 9h às 11h - Local: Sala 2
* Guitarra I - Professor: Fernando Cainelli - Horário: 14h às 15h - Local: Sala 3
* Guitarra II - Professor: Fernando Cainelli - Horário: 15h às 16h - Local: Sala 3
* Dança Livre - Professora: Valesca Rocha - Horário: 15h às 17h - Local: Auditório II
* Danças Urbanas - Professor: Pedrinho Footwork - Horário: 17h30min às 18h30min - Local: Auditório II
 * Danças Urbanas - Professor: Pedrinho Footwork - Horário: 19h30min às 20h30min - Local: Auditório II
* Danças Urbanas - Professor: Pedrinho Footwork - Horário: 20h30min às 21h30min - Local: Auditório II
* Ensaio da Banda Municipal "Furiosa" - Maestro: Alves Rossatto - Horário: 19h30min às 21h30min - Local: Sala 3

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Sessão de Cinema Italiano na Fundação Casa das Artes






Com o objetivo de promover a Língua e a Cultura Italiana, a Fundação Casa das Artes e a ACIRS - Língua e Cultura Italiana realizam a exibição do filme Benvenuti al Sud, evento gratuito e aberto à comunidade.


O filme é uma comédia que explora com muito humor os estereótipos, as rivalidades e preconceitos existentes entre os italianos do sul e os italianos do norte.


Alberto é diretor de uma agência dos correios numa cidade pequena na Lombardia e para agradar sua mulher Silvia, que gostaria de se mudar para Milão, está pronto para tudo, até mesmo fingir ser deficiente para entrar na lista e obter um emprego na grande metrópole. Mas o seu plano é descoberto e a punição de Alberto é ser transferido para uma pequena cidade perto de Nápoles onde terá de permanecer dois anos…


Filme:  Benvenuti al Sud

Gênero: comédia

Direção: Luca Miniero

Elenco: Claudio Bisio, Alessandro Siani, Angela Finocchiaro, Valentina Lodovini, Nando Paone, Giacomo Rizzo.

Duração: 102 min, áudio e legenda em italiano

Classificação indicativa: livre

Data: 29/06/2015

Horário: 19 h

Local: Sala Pública de Cinema da Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves.