sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Cine+Animação


Sr. Peabody é o cão mais inteligente do mundo. Após ganhar o prêmio Nobel e criar diversas invenções que ajudaram a humanidade, ele resolve adotar um bebê humano que encontrou abandonado na rua. Responsável por sua educação, Peabody constrói uma máquina do tempo para mostrar ao jovem Sherman os fatos históricos estando presentes nele.

Entretanto, um novo desafio se apresenta para Sherman quando ele, pela primeira vez, precisa ir à escola. Lá ele se torna alvo de provocações de Penny, com quem acaba brigando no pátio. Temendo perder a guarda do garoto, Peabody organiza um jantar em sua casa com Penny e seus pais. Só que mais uma vez a garota provoca Sherman, que acaba descumprindo a orientação do pai adotivo e lhe mostra a máquina do tempo. Não demora muito para que ambos viagem pelo tempo, causando diversos problemas.



O que: Cine+Animação – As aventuras de Peabody e Sherman
Quando: 4 de fevereiro de 2015
Horário: 15h
Onde:  Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Bairro Planalto

Entrada gratuita

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

"O FILME DA MINHA VIDA", DE SELTON MELLO, SELECIONA ELENCO EM BENTO


A produção de “O filme da minha vida”, com direção de Selton Mello, realiza na próxima semana a seleção de elenco para o projeto. Serão recrutadas cerca de 500 pessoas com mais de 13 anos, de ambos os sexos. O cadastramento ocorre nos dias 4 e 5 de fevereiro, na Fundação Casa das Artes, das 9h às 19h. Interessados devem comparecer com documento de identidade.

O filme da minha vida
O filme é o mais novo projeto de Selton Mello. Será filmado nos municípios de Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi, Santa Tereza, Monte Belo do Sul, Cotiporã e Veranópolis, nos meses de abril e maio.
A produção conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Arquivo Internet

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Hip-Hop

Matheus Guaresi e Pedrinho Footwork Squad

A Secretaria da Cultura/Fundação Casa das Artes juntamente com a Nest Panos esteve presente hoje à tarde, na UCS TV, para a gravação do programa Armazém UCS TV, sobre a Oficina de Hip-Hop que irá acontecer no mês de fevereiro na Fundação Casa das Artes.

Na ocasião, Pedrinho Footwork Squad, como é conhecido pelo público, foi entrevistado pelo jornalista Matheus Guaresi sobre a oficina, o cenário do Hip-Hop na Serra Gaúcha e os preparativos da próxima edição do Battle in the Cypher.


A Oficina de Hip-Hop acontece no mês de fevereiro, todas as quintas-feiras, a partir do dia 5, na Fundação Casa das Artes. A faixa etária é de 10 a 16 anos. A inscrição é gratuita e pode ser realizada través do fone: (54)3454.5211.

O programa Armazém UCS TV vai ao ar amanhã, dia 29, 19h20min, pela NET ou pelo sinal aberto (UHF e VHF).

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Bravo, Lelo Valduga!


Aconteceu na noite do dia 25 de janeiro o show de estreia do CD Lelo, do músico bento-gonçalvense Marcelo Valduga.

O lançamento foi financiado pelo Fundo Municipal de Cultura (Edital 01/2014) e contou com um público de aproximadamente 350 pessoas que vibraram, cantaram e curtiram com a performance de Lelo Valduga. O ingresso foi um 1Kg de alimento não perecível que totalizou 360kg e foram doados ao Lar da Caridade de Bento Gonçalves.



A opinião foi generalizada não somente pelos depoimentos que atestam o talento deste artista natural de Bento Gonçalves, mas também pelo alto prestígio que Lelo Valduga tem no cenário musical rio-grandense, conforme diz Serginho Moah, vocalista da banda Papas na Língua: “Lelo Valduga conseguiu sintetizar a sua verdade musical. O show e o CD são um degrau acima na sua carreira e revela um autor, um compositor, que veio para ficar”.

Para Evandro Soares, coproprietário do Ferrovia Live, o CD Lelo representa a maturidade do artista, com uma sonoridade pop-rock de qualidade, com letras intimistas que se conectam diretamente ao coração e a alma de quem aprecia.

Lelo Valduga com a banda Papas na Língua
Para o Secretário da Cultura, Jovino Nolasco, o show “foi um momento singular dentro dos objetivos que norteiam o Projeto Semeador. Assim, é confirmado mais um talento de Bento Gonçalves que inclusive recebe o reconhecimento de duas grandes bandas da música jovem, Vera Loca e Papas na Língua”.

Por meio de mensagem do Sr. Prefeito Municipal Guilherme Rech Pasin, que não pode estar presente na ocasião, cumprimentou o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Cristian Bernich, e o Secretário da Cultura, pelo trabalho que vem realizando de promover, valorizar e divulgar os talentos locais.

Encerramento do show com Lelo Valduga e banda, Beto Valduga,
Vera Loca e Papas na Língua


O espetáculo encerrou de forma emocionante quando o pai de Lelo, Gilberto Valduga, subiu ao palco, juntamente com os participantes das bandas Vera Loca (Fabrício Beck) e Papas na Língua (Serginho Moah, Leo Henkin, Fernando e Ze Natalio), e cantaram a música Hey Jude, da banda The Beatles, junto com Lelo. Um momento ímpar de um grande encontro de artistas bento-gonçalvenses com grandes nomes da música rio-grandense.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Cine+Animação

Winter, o Golfinho 2


Depois de sobreviver graças a uma prótese na cauda em Winter, o Golfinho (2011), a sequência mostra o personagem lutando para não ser transferido para um novo aquário após a morte de sua mãe. De acordo com as regras locais, nenhum golfinho pode permanecer sozinho no tanque, precisando do contato com outros golfinhos. Enquanto isso, Winter faz um novo amigo, chamado Hope (esperança).


O que: Cine+Animação – Winter, o Golfinho 2
Quando: 28 de janeiro de 2015
Horário: 15h
Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Bairro Planalto

Entrada gratuita

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Secretaria da Cultura/Fundação Casa das Artes sedia Oficina de Cinema


De 09 a 13 de fevereiro irá acontecer, na Fundação Casa das Artes, a Oficina de Cinema do grupo teatral Artistas no Palco, ministrada por  Rodrigo Castelhano.

Considerado um dos melhores diretores de interpretação para TV e Cinema do Brasil, tendo trabalhado durante cinco anos como diretor técnico nos estúdios Wolf Maya, em São Paulo, Castelhano começou sua carreira artística aos 15 anos.  Sempre fascinado pela sétima arte, tem 35 anos de carreira artística.

Nesta trajetória, acumula funções de diretor, produtor, editor e cinegrafista tendo fundado em São Paulo a produtora Órbita Filmes, em 2003, onde dirigiu diversos curtas-metragens, de grande repercussão nacional e internacional, como “O Japonês da Coréia”.

No ano de 2011 inaugurou em Porto Alegre, a Produtora e Escola de Atores Núcleo Set, voltada para produções audiovisuais e preparação e qualificação de atores e modelos para o mercado de trabalho em TV, Cinema e Publicidade.



Atualmente, está realizando produções audiovisuais para campanhas publicitárias e virais para a internet como para a Cerveja Coruja, bem como, está finalizando seu novo longa-metragem “Pura Ficção” e a websérie Zombi Tchê.

As oficinas são para alunos de 4 a 12 anos e acima de 13 anos.

Serviço
Oficina de Cinema, com Rodrigo Castelhano
Quando: de 09 a 13 de fevereiro de 2015
Turmas: tarde e noite
Valor da oficina:
À vista: R$ 340,00
Parcelado: 3 x de R$ 127,00
Local da oficina: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Bairro Planalto
Mais informações com o grupo teatro Artistas no Palco: (54)3705.0005/9963.3395

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Secretaria da Cultura oferece Oficina de Hip-Hop



A Secretaria da Cultura e Fundação Casa das Artes estão oferecendo a Oficina de Férias de Hip-Hop, em parceria com a Nest Panos.  A oficina acontece todas as quintas-feiras do mês de fevereiro, a partir do dia 5, das 16h30min às 18h, na Fundação Casa das Artes, com inscrições gratuitas e limitadas.

O cenário Hip-Hop é uma das forças culturais de maior expressão da cidade de Bento Gonçalves. A Nest Panos atua há cinco anos no município fomentando e difundindo a cultura do Hip-Hop. Anualmente, o grupo realiza o Battle in the Cypher, evento que traz uma programação que reúne exposições, cinema, batalhas de dança, show, graffite, entre outras atividades.


Para Pedrinho Footwork Squad, professor de dança da Nest Panos, a oficina irá permitir ao aluno a ter um primeiro contato com a cultura Hip-Hop, mais especialmente na área da dança que cumpre uma função social e profissional. “Os alunos que começaram na edição de 2014 já participam de campeonatos no Estado de nível avançado e querem seguir carreira”, comenta Pedrinho.

A segunda edição da Oficina de Férias de Hip-Hop acontece paralela ao Cine+Animação e a Oficina de Carnaval da Biblioteca Pública Castro Alves, entre outras ações que estão sendo desenvolvidas, abrangendo assim um público de faixa etária diferenciada.  “Tendo em vista o sucesso da primeira edição, retomamos esta parceria visando proporcionar mais uma vez uma atividade de férias para o público adolescente. Ambas as atividades vem de encontro a orientação  da Administração Municipal em promovermos através da Secretaria da Cultura e da Fundação Casa das Artes ações para atender esse público”, diz Patrícia Da Rold, Diretora de Projetos.


Serviço
O que: Oficina de Férias de Hip-Hop
Quando: todas as quintas-feiras do mês de fevereiro, a partir do dia 5
Horário: 16h30min às 18h
Local: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Bairro Planalto
Faixa etária: de 10 a 15 anos
Inscrições gratuitas com Patrícia (54)3454.5211

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Oficina de Férias de Teatro


De 02 a 06 de fevereiro, na Fundação Casa das Artes, irá acontecer a Oficina de Férias de Teatro do grupo Artistas no Palco.

A Oficina de Teatro proporciona para as crianças atividades englobando diferentes áreas lúdicas da arte. Estudar teatro não é apenas para quem quer ser ator, mas sim para quem quer se conhecer, se relacionar melhor com o outro e principalmente se preparar para a vida. Assim, a pessoa torna-se mais hábil nas relações interpessoais e em enfrentarem com bom humor seus problemas cotidianos.

Entre outras atividades, os jogos de improvisação, nos quais se criam uma cena sem roteiros prévios, permite que o aluno/ator melhore sua capacidade de resposta diante das situações inesperadas, potencializando seu vocabulário e melhorando a percepção sobre si e sobre o outro.

Estudar teatro nos permite abrir a mente, possibilitar novos conhecimentos sobre o mundo através de textos que ampliam a percepção do presente. Trabalhando o corpo e a mente de maneira uniforme, o aluno/ator se fortalece para enfrentar novas situações tanto no palco como na vida.

Serviço
Oficina de Férias – Teatro – do grupo Artistas no Palco
Quando: de 02 a 06 de fevereiro de 2015
Inscrição: R$ 15,00
Valor da Oficina de Férias – Teatro: R$ 90,00
Local da oficina: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Bairro Planalto
Contato Artistas no Palco: (54)3705.0005/9963.3395

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Lelo Valduga: Carreira Solo


No dia 25 de janeiro, o Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold da Fundação Casa das Artes será palco para o show de lançamento do CD Lelo, do renomado músico bento-gonçalvense Lelo Valduga. O espetáculo conta com a participação especial das bandas Vera Loca e Papas da Língua.

Lelo começou sua carreira de músico há 22 anos, com a banda Valduga Brothers. Na subsequência integrou como baterista dos Rebeldes e em 2004, formou a Nacional Kid, onde atua até hoje.

Com “Lelo” surge um novo momento na carreira. “Significa o primeiro de muitos passos que pretendo dar para ter uma carreira de músico autoral, que é realmente o desejo de qualquer músico. Sem um trabalho autoral o músico fica sem história, fica sem uma identidade e sem um legado. Queria ter feito isso bem antes, mas nunca é tarde.”

De gênero pop-rock, o show contará com músicas próprias e regravações de músicas de grandes bandas do cenário riograndense, como Cidadão Quem e Papas da Língua.

O álbum foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura (Edital 01/2014). Para Lelo Valduga essa iniciativa é de extrema importância para a realização de projetos culturais. "Sem ele eu não teria conseguido realizar esse trabalho. Acho ótimo essa nova gestão de Bento Gonçalves estar ajudando os artistas locais. Bento tem muita gente boa em várias vertentes da arte e isso tem que ser apoiado e divulgado."

Serviço
Show e lançamento do CD “Lelo”, do músico Lelo Valduga
Quando: 25 de janeiro de 2015
Horário: 20h
Local: Fundação Casa das Artes - Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Bairro Planalto
Ingresso: 1 Kg de alimento não perecível

Cine+Animação

Justin e A Espada da Coragem



Justin sempre quis ser um cavaleiro, mas seu pai, conselheiro-chefe da Rainha, quer que o filho siga seus passos e se torne um advogado. Em busca de ajuda, o garoto procura a avó e descobre que seu avô, Sir Roland, foi o mais nobre cavaleiro do reino e protetor do Rei, até que ambos foram traídos e mortos pelo terrível Sir Heraclio. Contra o desejo de seu pai, Justin decide ir em busca de seu sonho e começa uma jornada para tornar-se cavaleiro.


Serviço
O que: Cine+Animação – Justin e A Espada da Coragem
Quando: 21/01/2015
Horário: 15h
Local: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Bairro Planalto
Entrada gratuita

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Carnaval da Biblioteca Pública Castro Alves


De 9 a 13 de fevereiro, a Biblioteca Pública Castro Alves irá realizar a Oficina de Carnaval “Alegria! Alegria! Chegou o Carnaval”, com uma programação para crianças de 5 a 10 anos.

As atividades a serem desenvolvidas na oficina são: dinâmicas, contação de histórias – como surgiu o carnaval, conversação, confecção de adereços para o carnaval (gravatas, máscaras, roupas, entre outras) e decoração da sala (com flores de papel crepom, enfeites de garrafas pet, etc).

A programação encerra no dia 13 de fevereiro, com um bailinho de carnaval com todos os participantes das oficinas, festinha com lanche e passeio no centro, com todos caracterizados com as fantasias confeccionadas na oficina.

Segundo a Diretora da Biblioteca Pública, Eleonora Zorzi, “Essa ação cultural promove uma dimensão maior do significado da festa de carnaval e do por que ela é comemorada até hoje. As crianças irão ter uma imersão completa do espírito carnavalesco, desde as suas origens até as suas manifestações na rua”.

Para o Secretário da Cultura, Jovino Nolasco, “O Carnaval não pode ser ignorado. Ele se faz presente nos anseios e desejos dos brasileiros. Como é uma manifestação cultural aproveitamos para dar oportunidade paras as crianças conhecerem a origem desta tradição festiva e o porque ela ser uma grande paixão para os brasileiros.”

Confira a programação abaixo:
Oficina de Carnaval – “Alegria! Alegria! Chegou o Carnaval”
Datas:
09 e 10 de fevereiro, para crianças de 05 a 07 anos – Horário: 14h
11 e 12 de fevereiro , para crianças de 08 a 10anos – Horário: 14h
Bailinho de Carnaval – Dia 13 de fevereiro para todas as crianças que participaram da oficina. Horário: 14h
A inscrição é gratuita

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Bento Gonçalves está vivenciando os Jardins D’Pensar


Jardins D’Pensar é um projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura (Edital01/2014), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que tem como objetivo propagar a arte poética de artistas locais através da intervenção urbana nas praças de Bento Gonçalves.

Vestidos de jardineiros, os artistas Eder Rodrigues, Fernanda Rodrigues e Renata Zanchetin entregam para as pessoas uma flor feita de papel de arroz e junto vem anexada uma poesia de um poeta local. Essa proposta inusitada traz uma nova maneira de se perceber a geografia urbana de Bento Gonçalves, onde o cenário é levemente alterado para chamar a atenção de seus habitantes para o local.

A intervenção urbana é uma manifestação artística realizada no espaço urbano, em locais de grande fluxo de pessoas, onde um grupo de artistas promovem uma releitura do local onde acontece a performance. Isso cria laços de afetividade entre a população, o meio artístico e o município, gerando um apreço pelas artes e pela salvaguarda da memória cultural de Bento Gonçalves.

“O dia-a-dia traz uma objetividade funcional: acordamos, vamos ao trabalho, temos os nossos compromissos, uma rotina. A nossa intervenção vem transmitir uma nova forma de cumprir essa jornada: com delicadeza, poesia e reflexão. Por isso, materializamos a nossa mensagem através de uma flor de arroz, que é comestível, e de uma poesia de poetas bentogonçalvenses”, diz Eder Rodrigues.




A recepção das pessoas está sendo positiva. “É algo inesperado e ficam encantadas com esse gesto cultural porque a nossa intenção é que realmente seja uma surpresa, sem prévio aviso, e, por isso, não temos um roteiro pré-definido. A gente chega à praça e realizamos a nossa performance que totalizará onze intervenções”, diz Renata.

Segundo o Secretário da Cultura, Jovino Nolasco, “Várias ações e projetos fogem um pouco do normal, pois fomentar a cultura exige criatividade e singularidade. Esse projeto visa atingir os mais diferentes segmentos de forma espontânea, o que permite uma maior facilidade de atingir as pessoas que transitam, criando, com isso, um elo entre os transeuntes, o cotidiano e a arte, neste caso, a poesia.” 

As praças que irão receber os Jardins D’Pensar são: Via del Vino, Padre Oscar Bertholdo, Centenário, Ismar Scussel, Padre Rui Lorenzini, Achyles Mincarone, Antônio Pitt e Vico Barbieri.

Cine+Animação

Muppets 2 – Procurados e Amados


Depois da aventura de Os Muppets (2011), Kermit, Miss Piggy, Animal e toda a trupe conversam com um novo empresário, Dominic Badguy, que pretende levá-los em uma turnê mundial. Kermit hesita, mas os Muppets são ambiciosos e aceitam a proposta. No entanto, eles caem numa armadilha, quando o perigoso sapo Constantine sequestra Kermit e consegue se infiltrar nos Muppets, passando pelo líder do grupo. Enquanto o pobre Kermit tenta escapar de uma prisão de segurança máxima na Sibéria, controlada a mão de ferro por Nadya , o resto dos Muppets passa a conviver com o intruso dentro do grupo. Mas um investigador francês da Interpol está de olho nos Muppets, já que uma porção de roubos de obras de arte estão acontecendo próximos às apresentações de Piggy, Gonzo e cia.


O que: Cine+Animação – Muppets 2 – Procurados e Amados
Quando: 14 de janeiro de 2015
Horário: 15h
Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Bairro Planalto
Entrada gratuita