segunda-feira, 29 de julho de 2013

Curtas de Desenhos no Cine + Animação


Confira os curtas-metragens de animação que serão exibidos na quarta-feira, dia 31 de julho  e no sábado dia 3 de agosto, ambas as sessões às 15h, na Fundação Casa das Artes.

A bruxinha Lili

A bruxinha Lili – 5 min
Era uma vez uma bruxinha muito, muuuito, mas muuuuito curiosa mesmo! Lili é uma criança feliz, ávida por descobrir os "porquês" de tudo.

Bartô – 7 min
Depois de finalmente encontrar uma árvore que lhe fornece sombra, o bode Bartô tem de encarar um lenhador decidido a cortá-la.

Calango! – 7 min
Um esfomeado calango decide que um grilo será sua próxima refeição... Mas as coisas não serão tão simples quanto ele imagina.

Docinhos

 Docinhos – 7 min
Balões, apitos e línguas-de-sogra. Por trás de tudo isso, uma história de amor impossível entre dois doces de aniversário.

Gilda e Gilberto

 Gilda e Gilberto – 8 min
Gilda, uma águia criada entre galinhas, acredita ser uma delas e se esforça para se comportar como tal. Apreensiva e cheia de medos, Gilda é incentivada por seu amigo, o pintinho intelectual Gilberto, a descobrir sua verdadeira identidade.

O povo atrás do muro – 7 min
Um povo descobre que não é o único habitante de seu pequeno planeta.

O veado e onça – 13 min
Para ter um pouco de sossego, um veado resolve construir uma casa. Mas a onça pintada teve a mesma idéia e decide que aquela vai ser a sua morada. Uma história do folclore brasileiro que fala sobre a dificuldade do convívio entre inimigos.

O vento – 4 min
Por causa do vento, uma menina perde seu chapéu, um menino sua pipa e uma idosa seu xale. No reencontro com seus objetos, surge uma boa amizade.


Tempo total da sessão: 58 min

1º Encontro da Mulher Tradicionalista de Bento Gonçalves



Já é realidade. Numa iniciativa inédita da Secretaria Municipal da Cultura,  com o apoio da Coordenadoria da Mulher, dos Centros de Tradições Gaúchas de nossa cidade, ABCTG, da Fundação Casa das Artes e Gabinete da Primeira Dama, acontecerá o 1º ENCONTRO DA MULHER TRADICIONALISTA DE BENTO GONÇALVES que tem por objetivo homenagear mulheres que se destacaram na área tradicionalista de nossa cidade. O evento será realizado no dia 20 de setembro de 2013, às 19h, no Anfiteatro Ivo Da Rold, na Fundação Casa das Artes e contará com momento cultural, artístico e de homenagens.
Esta programação está inserida nos Festejos Farroupilha 2013.

Vale a pena conferir.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

O Pagador de Promessas



Depois que seu burro de estimação é atingido por um raio, o agricultor Zé do Burro faz uma promessa a Santa Bárbara pedindo que ela salve o animal. O burro sobrevive, então Zé tem de doar metade de seu sítio e carregar uma cruz de sua casa, no sertão, até a igreja dedicada à santa, em Salvador. Rosa, sua esposa, o acompanha na caminhada, durante a qual travam contato com personagens da região e encontram a resistência dos poderes constituídos.

Um dos grandes clássicos do Cinema Nacional ganhador da Palma de Ouro em Cannes, em 1962.

No elenco Leonardo Villar, Glória Menezes, Norma Benguell, Dionísio Azevedo, Othon Bastos.

Título: O Pagador de Promessas
Duração: 91 min
Ano: 1962
Gênero: Drama
Cor: PB

Data: 30 de Julho de 2013
Horário: 15h
Local: Sala Pública de Cinema – Fundação Casa das Artes

Entrada: Gratuita

segunda-feira, 22 de julho de 2013

O Bis do Grilo Feliz



Nesta quarta-feira, dia 24, pelo grande sucesso do projeto, o Cine + Animação vai ter sessão extra do filme O Grilo Feliz, ás 16h15, na Fundação Casa das Artes.

As escolas de educação infantil que tiverem interesse em trazer suas turmas necessitam ligar informando o número aproximado de alunos. As sessões são abertas para a comunidade em geral, lembrando que um responsável deverá acompanhar a criança.

Segundo o Departamento de Projetos, o Cine + Animação vem de encontro a uma solicitação da administração municipal que visa oportunizar atividades culturais destinadas ao público infantil.  

sexta-feira, 19 de julho de 2013

O Homem do Sputnik



Dando sequência em homenagem ao grande comediante Oscarito e ao diretor Carlos Manga, a próxima sessão de Janela do Tempo exibe O Homem do Sputnik, uma das grandes comédias do Cinema Nacional.

A vida de um casal de criadores de galinhas se transforma numa grande confusão depois que um satélite artificial, muito parecido com o russo Sputnik, cai no galinheiro de sua casa, matando alguns animais. Para recuperar o prejuízo, o homem tenta penhorar o objeto e é descoberto pela namorada de um jornalista. O fato repercute, chamando a atenção de espiões internacionais, e logo líderes russos, norte-americanos e franceses passam a mandar missões especiais ao Brasil com o objetivo de recuperar o satélite. Uma curiosidade: à época da realização do filme, o famoso satélite russo Sputnik estava em órbita e havia mesmo uma ameaça de que ele viesse a cair sobre a Terra.

Com Oscarito, Cyll Farney, Zezé Macedo, Heloísa Helena, Jô Soares, Norma Bengell, entre outros. Diversão garantida!

Título: O Homem do Sputnik
Duração: 99 min
Ano: 1959
Gênero: Comédia
Cor: PB

Data: 23 de Julho de 2013
Horário: 15h
Local: Sala Pública de Cinema – Fundação Casa das Artes

Entrada: Gratuita

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Aberta as Inscrições para as Oficinas na Fundação Casa das Artes

A Fundação Casa das Artes está com inscrições abertas para as "Oficinas de Arte", ao todo serão 22 modalidades, que atenderão 270 alunos nos três turnos. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho, e as aulas iniciam no dia 5 de agosto.

A retomada das Oficinas internas da Fundação marcam o retorno do desenvolvimento artístico e educacional para Bento Gonçalves e serão realizadas até o dia 20 dezembro.
Os interessados devem comparecer na Casa das Artes na Rua Herny Hugo Dreher, 127, entre 9h e 11h45 e 13h30 às 17h45. Os documentos são CPF, RG, comprovante de residência e foto. Para alunos menores de 18 anos, é necessário à presença dos pais ou responsáveis. 
Confira as modalidades e garanta a sua vaga: 

Baú Mágico
Ponta Cabeça
Desenho Artístico
II Teatro para Jovens e Adultos
Teatro para Terceira Idade
Cinema Digital
Fotografia
Pintura Acrílica sobre Tela
Ballet Infantil
Bateria
Piano
Violão Popular
Guitarra
Baixo Acústico
Baixo Elétrico
Violoncelo
Violino
Flauta Transversal
Trompete/Trombone
Sax Alto/Tenor
Musicalização Infantil
Preparação para a Prática de Banda Municipal


Informações pelo telefone (54) 3454. 5211.

Bento terá cinco delegados



A segunda edição da Conferência Municipal da Cultura encerrou ontem e definiu cinco delegados para participar da fase estadual do governo. A diretriz nacional previa que a cada 100 participantes, a cidade poderia escolher cinco representantes para as reuniões estaduais.
Segundo o Secretário Jovino Nolasco, as discussões da conferência municipal foram baseadas no que determina o Ministério da Cultura. Foram elencados três tópicos de discussões, onde os artistas discutiram sobre a produção material e imaterial, diversidade cultural, cidadania e direitos culturais, além do desenvolvimento da cultura.
Nolasco aprova o resultado do fórum de discussões, mas lamenta a falta de participação mais efetiva da classe artística. Ele revela que muitos artistas que pedem recursos do poder público e têm projetos tramitando na Casa das Artes não apareceram nas reuniões da Conferência Municipal. O secretário destaca que esperava uma compreensão maior dos integrantes da cultura bento-gonçalvense que, segundo ele, não entenderam ou não se interessaram na importância deste planejamento a nível nacional.


Fonte da matéria: Jornal Semanário, de 10 de julho de 2013 – Edição Nº 2941

Na Ponta dos Pés





Chegando de mansinho, o jovem músico Wladi Costa sobe ao palco do Anfiteatro Ivo A. da Rold, no próximo 13 de julho, na ocasião, Wladi estará apresentando o seu primeiro "filho" que leva o nome de "Na ponta dos pés". Confira!

quinta-feira, 4 de julho de 2013

O Batedor de Carteiras





A próxima sessão de Janela do Tempo nos traz um malandro carioca que age na região da Central do Brasil começa a namorar uma moça nordestina recém-chegada ao Rio de Janeiro. A moça logo é contratada para trabalhar como empregada doméstica na residência de uma madame rica, sem saber que o malandro e seus comparsas estavam planejando assaltar a casa.

Título: O Batedor de Carteiras
Duração: 84 min
Ano: 1958
Gênero: Comédia
Cor: PB
Data: 09 de Julho de 2013
Horário: 15h
Local: Sala Pública de Cinema – Fundação Casa das Artes
Entrada: Gratuita