terça-feira, 31 de julho de 2012

Confraria do Sax na Casa das Artes

Quarteto passeia por várias épocas da música ocidental

No dia 3 de agosto, Bento Gonçalves receberá mais uma atração da parceria entre Fundação Casa das Artes e a Fundação Ecarta. Desta vez, o projeto Ecarta Musical traz o show da Confraria do Sax. Formado em 2002, o quarteto é composto por Amauri Lablonovski (saxofone soprano), bacharel em Flauta, professor de saxofone da UFRGS; Vinicius Netto (saxofone alto), bacharel em saxofone pela UFRGS; Marcos Anschau (saxofone tenor), que está concluindo o curso de bacharel em saxofone pela UFRGS; e Rodrigo Siervo (saxofone barítono), bacharel em Saxofone pela UFRGS. 

Uma característica marcante da Confraria do Sax é a viagem musical proporcionada pelo seu repertório. Da música barroca ao jazz; do choro brasileiro ao tango argentino, passando por trilhas consagradas pelo cinema, o grupo conta fatos da história da música ocidental através dos tempos, executado arranjos muitas vezes escritos exclusivamente para a formação de quarteto de saxofone. 

O Ecarta Musical acontecerá na Sala Pública de Cinema da Casa das Artes (Rua Henry Hugo Dreher, 127 – Planalto), às 19h30min. O ingresso é 1 kg de alimento não perecível.
O evento tem o apoio do Sinpro/RS.
 
Confraria do Sax

Idealizada pelo professor da disciplina de Saxofone da UFRGS, Amauri Iablonovski, foi inicialmente formada para proporcionar aos alunos do bacharelado em Saxofone da universidade a experiência e o convívio com as práticas em conjunto e de música de câmara. O grupo começou a fazer parte das atividades acadêmicas ainda dentro da universidade, participando de saraus de avaliação dos alunos. Com o decorrer do tempo, começaram a surgir convites para eventos oficiais da universidade. Não demorou muito para esses convites tomarem maior abrangência.
 
Hoje, a Confraria do Sax tem em seu currículo apresentações em alguns dos mais importantes espaços e eventos de música de câmara no Estado, como: série de Concertos do MARGS, Festival de Sopros da Unisinos, Santander Cultural, Solar dos Câmara e Universidade de Passo Fundo.

Serviço:
 
O que: Show da Confraria do Sax com Amauri Iablonovski,  Vinicius Netto, Marcos Anschau e Rodrigo Siervo
Quando: 3 de agosto, sexta-feira, às 19h30min
Onde: Casa das Artes (Rua Henry Hugo Dreher, 127 – Planalto)
Quanto: 1 kg de alimento não-perecível
Realização: Fundação Ecarta, Prefeitura de Bento Gonçalves e Fundação Casa das Artes
Apoio: Sinpro/RS
Crédito da foto: Robson Nunes


Aviso: O conteúdo deste site, que segue a determinação do art. 37 § 1º da CF e o art.50, VI, "b" da Resolução 23.370 TSE, é de caráter informativo, atendendo as resoluções que regem as condutas em período eleitoral. Solicitamos a atenção para que a reprodução destas informações obedeça a legislação vigente neste período.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Carmen Campetti expõe "Um olhar sobre o Rio Grande do Sul’’

Com a exposição “Um olhar sobre o Rio Grande do Sul”, Carmen Campetti faz questão de  mostrar todo  seu o carinho e o orgulho que sente pelo Estado que acolheu-a e transformou-a em uma gaúcha de coração. Natural de Caçador-SC, Carmen criou raízes em Porto Alegre, onde se especializou em desenho e principalmente mosaico, onde está concentrada a maior parte de sua obra.
‘A pedra parece ser fria e impessoal, mas tem muito para nos dar como o calor, a beleza, a vida e a forma. Isto faz com que cada vez mais queira “pintar” com o mosaico contemporâneo e repartir com as pessoas a emoção que me transmite’, define a artista.

Local: Salão Nobre de Exposições da Casa das Artes
Vernissage: dia 20 de julho, às 19h
Visitação: 20 de julho a 8 de agosto de 2012


Visitação: de segunda a sexta das 8h15min às 11h30min e das13h45min às 21h, sábados das 8h30min às 11h30min.

Fundação Casa das Artes | Rua Herny Hugo Dreher, 127 | Bairro Planalto
Fone Fax: (54) 3454.5211 | E-mail:
casadasartescultural@gmail.com


Aviso: O conteúdo deste site, que segue a determinação do art. 37 § 1º da CF e o art.50, VI, "b" da Resolução 23.370 TSE, é de caráter informativo, atendendo as resoluções que regem as condutas em período eleitoral. Solicitamos a atenção para que a reprodução destas informações obedeça a legislação vigente neste período.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Matinê - Mostra de Cinema Infantil

Bento Gonçalves irá promover o primeiro evento de cinema voltado para os pequenos. Trata-se do Matinê - Mostra de Cinema Infantil, que irá exibir mais de 50 audiovisuais entre curtas, longas, desenhos e animações, e estarão em cartaz de 23 a 27 de julho, na Sala Pública de Cinema da Casa das Artes de Bento Gonçalves. Ao todo, serão 10 sessões com no mínimo uma hora cada, e todas serão gratuitas. Os diretos de imagem dos filmes pertencem à Secretaria da Cultura graças à parceria com a Programadora Brasil, especializada em produções nacionais. A Mostra é aberta para o público em geral.

Entidades e escolas podem aproveitar as tardes de férias de julho e agendar sua sessão pelo telefone (54) 3451.1773. com José.

Confira a programação completa:

23/07
Curtas Infantis 1 -
(64 min)
14:30: Alma carioca - Um choro de menino; Disfarce explosivo; Historietas assombradas (para crianças malcriadas); Isabel e o cachorro flautista; Mitos do mondo: como surgiu a noite?; O nordestino e o toque de sua lamparina; O tamanho que não cai bem.
Curtas Infantis 2 - (66 min)
16:30: Caçadores de Saci; Dona Cristina perdeu a memória; Maré capoeira; Paisagem de meninos.

24/07
Animações 1ª Infância -
(70 min)
14:30: A traça Teca; Albertinho; Caquinhas; Cuidando, dá linha; Minhocas; Mitos do mondo: Por que o canguru salta em duas patas?; Para chegar até a lua; Tem um dragão no meu baú.
Animações 1ª Infância 2 - (61 min)
16:30: A bruxinha Lili; Bartô; Calango!; Docinhos; Gilda e Gilberto; O povo atrás do muro; O veado e a onça; O vento.

25/07
Animações Crianças -
(78 min)
14:30: Ele; Frankstein punk; Ícarus; O natal do burrinho; Pajerama; Peixe frito; Rua das tulipas.
Curtas Infantis 3 - (94 min)
16:30 - A peste da Janice; Mãos de vento e olhos de dentro; Minha rainha; O mistério do cachorrinho perdido; Raul da ferrugem azul

26/07
Curta Criança -
(102 min)
14:30 - A garrafa do diabo ; As fadas da areia; Contatos siderais antes do colegial; O avô do jacaré; O farol de Santo Agostinho; O imaginante quarto da vovó; Reisado miudim.
Curtas Infantis 4 - (95 min)
16:30 -  A menina espantalho; Águas de Romanza; Emília escreve um diário;
Ernesto no país do futebol; Guido e Gaspar; Histórias curtas - As férias de Lord Lucas ;Histórias curtas - gol a gol; O céu de Iracema.

27/07
Longa Animação - (80 min)
14:30 – O Grilo Feliz -
Curta Criança 3 - (113 min)

16:30 - : As coisas que moram nas coisas; Cada um com seu cada qual; Meus amigos chineses; Na pista do apito; O homem que bota ovo; O sapo; Tratado de Liligrafia.


Aviso: O conteúdo deste site, que segue a determinação do art. 37 § 1º da CF e o art.50, VI, "b" da Resolução 23.370 TSE, é de caráter informativo, atendendo as resoluções que regem as condutas em período eleitoral. Solicitamos a atenção para que a reprodução destas informações obedeça a legislação vigente neste período.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Grupo Superfície, de Pelotas, na Casa das Artes


Seis artistas de Pelotas expõem sua arte em Bento Gonçalves numa verdadeira viagem pelo mundo das cores. O Grupo Superfície expressa um trabalho que comprova a lógica que o viver junto é possível também plasticamente. Os artistas dividem um único suporte com múltiplas ações com liberdade para criar e transformar. O agregar de experiências apresenta como resultado o fruto de um ato coletivo em que se somam poéticas, divide-se o espaço, multiplicam-se possibilidades e subtrai-se o individualismo. Esse é o resultado que o público poderá conferir na Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127) até o dia 1º de agosto. As obras estão expostas na Galeria de Arte (3º piso). A entrada é entrada franca.  
Visitação: de segunda a sexta das 08h15min às 11h30min e das13h45min às 21h,  sábados das 8h30min às 11h30min.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

A vez dos talentos locais

No sábado, o Grupo Fênix sobe ao palco abrindo a série de espetáculos das companhias da cidade

Grupo Fênix se apresenta sábado, no anfiteatro

Depois de uma abertura em grande estilo com a Cia Artesanal no último sábado, dia 30 de junho, a II Mostra de Teatro se prepara para receber os talentos locais, no anfiteatro da Casa das Artes. E quem abre a série é o Grupo Fênix, composto por alunos do núcleo Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul , aliás, vencedores da I Mostra de Teatro Estudantil, realizada no final de 2011.     O grupo Fênix irá apresentar a peça "Prisão Perpétua" às 20h do sábado, no anfiteatro, com entrada franca. O espetáculo, dirigido pelo professor Edson Camargo, é um resultado do trabalho teatral desenvolvido na instituição desde 1995.

Confira a agenda completa da próxima semana:


            Espetáculos Cias Locais (anfiteatro Casa das Artes - Entrada Franca)

07/07 – Sábado - 20h - “PRISÃO PERPÉTUA” (adulto) – Grupo Fênix 

10/07 – Terça - 15h - “PARQUE MUNDO VERDE” (infantil) – Grupo Teatra aí! 

11/07 – Quarta - 15h - “O MENINO QUE VIROU HISTÓRIA” (infanto-juvenil) – Grupo Artistas no Palco 

12/07 – Quinta - 20h - “POCKET – TEATRO DANÇA DE BOLSO” (adulto) – Grupo A Trupe dos Quatro 

13/07 – Sexta - 20h - “TUDO VIRA CENA II” (adulto) – Grupo Tudo Vira Cena

14/07 – Sábado - 15h - “ENCONTRO NA PRAÇA” (infanto-juvenil) - Grupo Vivandeiros da Alegria

Obs: todos espetáculos têm entrada franca




quarta-feira, 4 de julho de 2012

Interiorização anuncia investimentos na Cultura

O secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, anunciou a assinatura de convênio com o Ministério da Cultura que libera R$ 1,7 milhão para o programa Agentes de Leitura. O anuncio ocorreu em Bento Gonçalves, durante a interiorização de governo, na manhã da última sexta-feira (29 de junho).

Jovens de comunidades carentes vão poder incentivar seus vizinhos a ler e, com isso, ter complementação de renda. Pelo projeto serão distribuídas 220 bolsas no valor de R$ 350,00 para jovens entre 18 e 29 anos que vivem em situação abaixo da linha da pobreza.

Esses jovens desenvolvem atividades cuja finalidade é criar ambientes favoráveis à leitura em escolas, bibliotecas e casas de famílias de suas comunidades. A estratégia utilizada inclui a promoção de rodas de leitura, contação de histórias e empréstimos de livros.

Os agentes de leitura recebem um kit com um acervo de cerca de 100 livros, além de mochila, bicicleta e uniforme . Eles trabalham como os agentes de saúde: vão de casa em casa promovendo as ações, neste caso, de incentivo à leitura, de forma integrada com a Biblioteca Pública Municipal e com a escola da comunidade onde atuam.

Assis Brasil ressaltou ainda que as prefeituras devem ficar atentas aos prazos dos editais abertos para a modernização de 125 Bibliotecas Municipais. Todas as informações se encontram na página da Sedac: www.cultura.rs.gov.br

Agentes de Leitura


O projeto, integrante do Programa Mais Cultura, foi inspirado na experiência do Ceará, criada em 2005 pelo Governo do Estado.Os agentes de leitura são jovens entre 18 e 29 anos, com ensino médio completo, situados, preferencialmente, em um contexto socioeconômico do programa Bolsa Família, selecionados por meio de uma avaliação escrita - interpretação e produção textual -, fluência de leitura e uma entrevista domiciliar.

O projeto é uma das estratégias do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) visando a democratização do acesso ao livro e formação leitora. As bolsas concedidas têm duração de um ano, podendo ser prorrogada por igual período.

Cada jovem cadastra um grupo de até 25 famílias de sua comunidade, onde desenvolvem atividades de formação leitora, por meio de visitas domiciliares, empréstimos de livros, rodas de leitura, contação de histórias, criação de clubes de leitura e saraus literários abertos à população em geral.

Texto: Maria Emília Portella


terça-feira, 3 de julho de 2012

O Lado B da MPB


Casa das Artes recebe Nico Bueno e Loni Seiva


Nico e Loni
No dia 7 de julho, sábado, às 19h, a Casa das Artes recebe mais um espetáculo do Projeto Polos, uma parceria entre Fundação Casa das Artes e Fundação Ecarta (PoA). Desta vez, vem a Bento Gonçalves o show “O lado B da MPB”, com Nico Bueno (contrabaixo) e  Loni Seiva (voz e violão). A dupla montou o espetáculo explorando a sonoridade criada a partir da junção dos sons do violão e do contrabaixo. O repertório é de clássicos da MPB, com títulos de vários compositores consagrados, como Paulinho da Viola (Nova Ilusão e Dança da Solidão), João Bosco (Corsário, Quando o Amor Acontece), Ivan Lins (Velas Içadas, Somos Todos Iguais essa Noite), Chico Buarque (Choro Bandido); e compositores mais jovens mas não menos talentosos como Lenine (Hoje eu Quero Sair Só) e Vitor Ramil.
A apresentação será na Sala de Cinema da Fundação Casa das Artes (Rua Henry Hugo Dreher, 127 – Planalto), às 19h. O ingresso é 1 kg de alimento não-perecível. 
O evento é uma realização da Fundação Ecarta e da Fundação Casa das Artes, e tem o apoio do Sinpro/RS.


OS MÚSICOS


Nico Bueno é baixista, com mais de 20 anos de carreira, é conhecido como um músico versátil, pois participou de gravações de discos e de DVDs com artistas de variados estilos. Alguns deles são Luis Carlos Borges, Renato Borgheti, Nei Lisboa, Marcelo Delacroix, Kiko Freitas, Rafael Vernet, Jorginho do Trompete, Jean Garfunkel, Julio "Chumbinho" Herlen, Solon Fishbone, Marisa Rotemberg, Marcelo Corsseti, Luciano Maia, Paulinho Fagundes e Fernando Corona. É integrante do grupo de bossa e jazz Delicatessen e, atualmente, também é professor de música em Porto Alegre. 


Loni Seiva é cantor, compositor e violonista. Apesar de ser gaúcho, começou sua carreira musical na capital paulista. Viveu por mais de uma década em Portugal, onde participou de gravações e espetáculos com músicos portugueses, africanos e espanhóis. Agora está se dedicando ao seu primeiro trabalho, que deverá ser gravado em breve no Brasil.

SERVIÇO:


Show: ‘O Lado B da MPB’, com Nico Bueno e Loni Seiva
Quando: 7 de julho, sábado, às 19h
Onde: Sala de Cinema da Fundação Casa das Artes (Rua Henry Hugo Dreher, 127)
Quanto: 1 kg de alimento não-perecível
Realização: Fundação Ecarta e Fundação Casa das Artes
Apoio: Sinpro/RS