segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Fãs de rock lotam a Casa para ver Garotos da Rua


A Casa das Artes ficou pequena para tantos fãs do rock gaúcho. O fim de tarde do domingo (26/2) foi de nostalgia pura com uma apresentação memorável dos caras da Garotos da Rua, que mostraram energia e competência ao entoar as músicas que embalaram os anos 80, e que seguem mais vivas do que nunca. Numa realização da Secretaria da Cultura e apoio da Fundação Casa das Artes e Prefeitura de Bento Gonçalves, o anfiteatro lotou (improvisado para ampliar de 500 a 800 lugares) para ver o evento gratuito com a banda porto-alegrense, fundada em 1983. Comandada pelos dois integrantes da formação original, Ricardo Cordeiro ‘King Jim’ (voz) e Justino Vasconcelos (guitarra), a Garotos da Rua não deixou fora do set list  todos os clássicos como 'Meu coração não suporta mais', 'Sabe o que acontece comigo', 'Babilina', 'Eu já sei', e fechou com chave de ouro com a juvenil 'Tô de saco cheio'. A formação que subiu ao palco do anfiteatro teve também Pedro Marini (baixo), Cláudio Mattos (bateria), e o bento-gonçalvense Evandro Demari (guitarra). A abertura ficou por conta da banda Nave, também de Bento.
O show da banda Garotos da Rua inaugura o programa Arte no Verão, da Secretaria de Cultura, que traz ampla programação cultural até o mês de março. No próximo domingo, dia 4, a maratona segue com o show da banda Tenente Cascavel, e abertura com as bandas Salto Alto e Paradise Classic Rock. O evento começa às 16h, na praça Ismar Scussel, em frente à Casa das Artes. A entrada é gratuita.


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Ícones do rock gaúcho em Bento

Secretaria da Cultura traz Garotos da Rua e Tenente Cascavel

Tenente Cascavel
A Secretaria da Cultura de Bento Gonçalves anuncia as atividades do Programa Arte no Verão 2012, que vem com duas atrações de peso para contentar os fãs do bom e velho rock and roll. Ícones do cenário roqueiro dos anos 80, as bandas Garotos da Rua e TeNenTe Cascavel, desembarcam na cidade para apresentações na Praça Ismar Scussel, em frente à Casa das Artes.
A maratona roqueira começa no dia 26 de fevereiro (domingo), às 18h, com o show da Garotos da Rua, revivendo os grandes clássicos que embalaram os anos 80 e 90 como “Tô de saco cheio”, “Você é tudo que eu quero” e “Meu coração não suporta mais”. A formação atual da banda é Ricardo Cordeiro ‘King Jim’ (vocal e sax), Justino Vasconcelos (guitarra), Pedro Marini (baixo), Cláudio Mattos (bateria), e o bento-gonçalvense Evandro Demari (guitarra). A abertura do show, a partir das 17h, será com a banda local Nave.
No dia 4 de março (domingo), às 18h, será a vez da TeNenTe Cascavel, banda fundada em 2008 através da fusão de músicos de duas efervescentes bandas do rock oitentista: TNT e Cascavelletes. Márcio Petracco (guitarra e vocais), Luis Henrique ‘Tche’ Gomes (guitarra e vocais) e Paulo Arcari, ex-integrantes do TNT, e Luciano Albo (bateria), ex-Cascavelletes, formam o quarteto. No repertório, sucessos como “Ana Banana”, “Entra Nessa”, “Jéssica Rose”, “Sob um Céu de Blues” e “Cachorro Louco”. A abertura do show, também às 17h, será com a banda local Paradise.
Apoio: Fundação Casa das Artes e Grupo RSCOM
Programa Arte no Verão
A Secretaria da Cultura promove a edição 2012 do Programa Arte no Verão, trazendo a Bento Gonçalves um calendário de eventos recheado de atividades culturais entre os meses de fevereiro e março.
Repetindo a fórmula de 2011, o Arte no Verão volta com todo vapor para consolidar projetos importantes desenvolvidos pela Secretaria da Cultura, Fundação Casa das Artes, Biblioteca Pública Castro Alves e Museu do Imigrante. O programa tem como propósito proporcionar à comunidade, a convivência, a difusão da diversidade cultural, a formação artística, a valorização do artista local, a descentralização e o acesso a cultura. A programação envolve a cultura urbana (grafitti, Hip-Hop, Rap, Skate, Dança de Rua, DJ), o tradicionalismo e o folclore, a música (30 bandas locais participantes do Projeto Gravaêh!), as artes visuais (muralismo e exposições), a literatura, o patrimônio artístico e cultural imaterial e o áudio visual (ciclo de cinema e produção de documentários), formando num mosaico de atividades espalhadas pelas praças e bairros da cidade.
Acesse o nosso blog culturabento.blogspot.com para saber de todos os eventos e ações da acontece Secretaria de Cultura de Bento Gonçalves.
Confira as atrações do Arte no Verão:
Show Garotos da Rua
Show TeNenTe Cascavel
Edital de Exposições de Artes Visuais para Profissionais
Edital de Exposições de Artes Visuais para Iniciantes
Exposições
Carnavinho
Entrega dos CDs e Shows com as 30 bandas locais do Projeto Gravaêh
Projeto Muralismo (3ª edição)
Ciclo de Cinema do Cineclube Sete
Cultura Urbana
Oficinas de Literatura
Carnaval das Comunidades
Produção de Documentários
Concurso de Causos, Lendas e Mitos
Encontro Latino-Americano de Pajadores
Fotos: Divulgação
Gustavo Bottega
Secretaria da Cultura

Oficinas de Artes


Temporada  2012 começa em março na Fundação Casa das Artes

Tiago Daielo dará aulas de música
A Fundação Casa das Artes retoma no mês de março as oficinas de artes que foram implantadas em 2009, consolidando o sucesso da iniciativa que, em 2010, chegou a ultrapassar o número de 500 alunos.  As oficinas recebem o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura. As inscrições e informações podem ser obtidas diretamente na Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127) ou pelo telefone (54) 3454.5211. Saiba um pouco mais sobre as oficinas oferecidas:

 PONTA CABEÇA
        Oficina de desenho que além de proporcionar o desenvolvimentos de técnicas de artes visuais, também promove a inclusão social de adolescentes e adultos com Síndrome de Down.

DESENHO ARTíSTICO
        Nível  l: consiste em ensinar ao aluno fundamentos do desenho que serve de base tanto para o desenho artístico quanto para desenhos mais técnicos
       
        Nível ll: consiste em desenvolver com o aluno técnicas avançadas de desenho artístico, favorecendo a aquisição da autonomia e domínio sobre os procedimentos e instrumentos expressivos. Público: jovens e adultos.


TEATRO 
          Tem como objetivo colocar os alunos em contato com as técnicas teatrais, além de despertar o interesse pela leitura teatral, incentivar o bom relacionamento interpessoal e também estimular o aluno em todas as suas áreas: biológicas e psicológicas.
       Público: crianças, adolescentes, adulto e melhor idade.

CABELO EM PÉ
            Oficina de artes visuais para crianças, com a finalidade de estimular a percepção artística através do desenvolvimento de técnicas específicas da área e por meio de atividades lúdicas.

DANÇA LIVRE
      Oficina destinada a melhor idade, com o objetivo de atuar sobre o bem estar e saúde dos participantes, através de coreografias de diversos estilos de dança, tais com axé, forró, salsa e merengue.


JAZZ
Oficina de dança para adolescentes que possui o objetivo de desenvolver no aluno
a coordenação motora, a musicalidade, o ritmo, a socialização e a disciplina.

CERÂMICA
Curso para artistas plásticos profissionais que foi implantado no ano de 2010, somente para os artistas bento-gonçalvenses participantes do Projeto Calçada da Arte. Neste ano, o curso reabre num nível mais avançado com a finalidade de capacitar os artistas nas principais atividades técnicas aplicadas ao baixo vidrado, no controle na realização da pintura e nos procedimentos realizados nas etapas de preparação de esmalte e esmaltação no processo cerâmico, utilizando-se de cerâmicas e tintas especiais e diversos equipamentos para queima. A Calçada da Arte deverá ser instalada ao final do ano, em local a ser escolhido, onde as obras produzidas pelos artistas participantes ficarão expostas ao público permanentemente.

ESCULTURA EM VIDRO
Oficina que tem como objetivo trabalhar a técnica de fundição em vidro e moldagem de obras de arte, possibilitando aos participantes confeccionar peças de arte em vidro em forma de escultura.
Público Alvo: a partir de 20 anos.

PINTURA A ÓLEO
Esta oficina terá como propósito aperfeiçoar a qualidade da produção artística através  do estudo e da aquisição de conhecimentos das  técnicas de pintura a óleo sobre tela, dos sistemas de cores e dos estilos da pintura.
Público Alvo: acima de 18 anos

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Curso de Vidro

A Fundação Casa das Artes já está abrindo as inscrições para a Oficina de Fusing - Fusão de vidro em forno de alta temperatura, que será ministrada pela artista plástica Jaqueline Noleto. As aulas se iniciam no dia 19 de março, na Casa das Artes. Inscrições e informações pelo telefone: (54) 3454.5211. Confira o vídeo de divulgação:


Seleção de Atriz e Musicista


A Associação Artistas no Palco está selecionando elenco para peça infantil que iniciará turnê de apresentações em 2012. Serão selecionadas duas atrizes com paixão pelo teatro, dedicadas e comprometidas com o grupo, com disponibilidade de horários e uma musicista que cante e toque um instrumento.
 Para a seleção da atriz é necessário trazer currículo, uma cena de 2 (dois) minutos de qualquer texto, e ser maior de 16 anos. Para a seleção de musicista é necessário  trazer currículo, cantar e tocar uma canção de no minímo 3 (três) minutos. A seleção de elenco acontecerá em Bento Gonçalves-RS no dia 27 de fevereiro de 2012, das 8h às 21h, no Ginásio Municipal. A Associação Artistas no Palco é uma parceira da Casa das Artes de Bento Gonçalves.


Para maiores informações contatos pelo fone 54-9963-3395 ou pelo e-mail artistasnopalco@gmail.com.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Carnaval das Comunidades

Escola Cohab Santa Rita de Guaíba

A UACB (União das Associações das Comunidades e Bairros de Bento Gonçalves), com apoio da Secretaria da Cultura e Prefeitura, promove a segunda edição do Carnaval das Comunidades, com a missão de reunir os foliões de todos os blocos carnavalescos da cidade. O encontro será no dia 19 de fevereiro domingo), a partir das 15h30min, próximo ao Queen's, na rua Herny Hugo Dreher, no bairro Planalto. O evento contará com a apresentação da Academia de Samba da Cohab Santa Rita (Guaíba-RS), escola que foi campeã do Carnaval 2011 do grupo especial na sua cidade. O evento, aberto para os blocos e público em geral, também contará com o show da Banda Versu's. A entrada é um quilo de alimento não-perecível . Mais informações: 3454.2288 e 9964.8855.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Alteração de expediente na Casa das Artes

1- A Secretaria da Cultura e a Casa das Artes informam que não farão expediente nos sábados do mês de fevereiro, dias 11, 18 e 25, em função das férias dos seus funcionários. A partir de março o expediente dos sábados retorna ao normal.

2- No dia 20 de fevereiro (segunda-feira de Carnaval), ponto facultativo, a Casa das Artes não fará expediente. As horas de trabalho serão recuperadas em dois domingos: dia 26 de fevereiro (show Garotos da Rua) e dia 4 de março (show Tenente Cascavel).

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Monumento Oscar Bertholdo é restaurado


A Secretaria da Cultura e Fundação Casa das Artes atenderam pedido de moradores

A pedido da comunidade do bairro Borgo em 2011, a Secretaria da Cultura garantiu recursos para a contratação do artista plástico Aido Dal Mass, que acaba de finalizar o restauro do monumento em homenagem ao padre Oscar Bertholdo, localizado na praça homônima, no bairro Borgo. Dal Mass é o autor da obra original, confeccionada em 1995, sendo o detentor dos direitos autorais. A efígie, em pedra basalto, foi reconstituída, remodelada, pintada e receberá uma nova placa. Dal Mass conta que, com o passar dos anos, a estátua foi depredada e sofreu três intervenções. Foram cerca de três semanas de trabalho para a restauração da obra, que há anos estava abandonada.

Por que verde?
Por Aido Dal Mass

            “Por que não amarelo, azul, vermelho ou xadrez? Não importa. Importa somente o que nos instiga a direção da alma, e onde ela está. Permanece ou pertence? A arte traz em si, não o conforto ou a comodidade do gosto, bom, mau, feio ou bonito, mas sim o conflito para unir-se aos outros princípios, permitindo o desvelamento de sua importância para com as dignidades”.

Significado estrutural da cor verde/cinza:

“Auto-insistência separativa e superioridade defensiva. O amor próprio, a necessidade de impressionar e a consciência de prestígio são todos aumentados, enquanto que os atributos da cor após o cinza, são minimizados.”

Aido Dal Mass, autor e restaurador da efígie de Oscar Bertholdo        


Sobre o padre Oscar Bertholdo

O padre Oscar Bertholdo, natural de Nova Roma do Sul, é considerado um dos maiores poetas contemporâneos do Estado com várias obras premiadas nacionalmente. Com sua voz marcante, atuava em programas em rádio em Farroupilha. Em Bento Gonçalves, foi pároco na igreja Santo Antônio e era professor na Universidade de Caxias do Sul (UCS-Carvi). Bertholdo foi assassinado a facadas em 23 de fevereiro de 1992, aos 56 anos, na sua residência em Farroupilha. Foi um dos maiores incentivadores do movimento cultural da Serra Gaúcha, exercendo forte influência em todos os movimentos literários surgidos entre os anos 1960 e 1990. Teve decisiva participação na criação do Congresso Brasileiro de Poesia, do qual foi uma das grandes atrações em sua primeira edição, vindo a ser assassinado poucos meses antes da realização do segundo evento.
Alguns livros publicados: “As Cordas” (168), “O Guardião das Vinhas” (1970), “A Colheita Comum” (1971), “Poemimprovisos” (vencedor do prêmio do Instituto Estadual do Livro/1973), “Lugar” (vencedor do I Concurso Nacional de Literatura da Caixa Econômica de Goiás/1974), “Vinte e Quatro Poemas” (1977), “Árvore & Tempo de Assoalho” (1980), “Informes de Ofício e Outras Novidades” (1982), “Canto de Amor a Farroupilha” (1985), “C’Antigas” (1986) e “Momentos de Intimidade”. Participou de inúmeras antologias, entre elas: “Histórias de Vinho”, “Vinho dá Poesia”, “Arte & Poesia” e “Poetas Contemporâneos Brasileiros – Volume 1”, esta a primeira antologia publicada pelo Congresso Brasileiro de Poesia.
 Após sua morte foram publicados: “Amadas Raízes”, “Poemas Avulsos”, “Boca Chiusa” e “Molho de Chaves”, além de poemas nas seguintes antologias: “Poeta Mostra a Tua Cara – Volume 4”, “Medida Provisória 161”, “Poesía de Brasil – Volume 1”, “Poesía Brasileña para el Nuevo Milenio”, “Poésie Du Brésil – volume 1” e “Poesia do Brasil – volume 1”, livro que inaugurou a série de antologias oficiais do Congresso Brasileiro de Poesia.
Confira um dos poemas de Bertholdo:
Tempo de Vindima
Perdoa-me continuar impossuído como antes,
trago para os vãos da aldeia a nitidez dos frutos.
Estávamos tão próximos que outono tatuou
o fiel silêncio bordando as vinhas do orvalho.
Havia solicitude para a seiva desfeita
sem disfarces na íntima alucinação da colheita.
A vindima trouxe do outono as horas retidas
na quase imperfeita esperança decisiva.
Para enfrentar as lembranças que a vida deixou
a solidão lenta das coisas incompreendidas.
Agora posso inventar em aceno o doce hálito
enquanto as calmas uvas batem palmas pelos vales.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Exposição 'Xilogravuras Gaúchas'

A Casa das Artes abre a temporada de exposições 2012, dentro do calendário do programa Arte no Verão, que irá trazer várias atrações realizadas pela Secretaria da Cultura e Fundação Casa das Artes. Abrindo a programação, a Casa da Artes recebe a Exposição Xilogravuras Gaúchas, com obras de oito artistas do Estado: Francisco Stockinger, Zorávia Bettiol, Léo Dexheimer, João Viana, Vasco Prado, Bruno Ruschel, Waldeni Elias e Henrique Léo Fuhro. A exposição, que tem entrada gratuita, vai até o dia 2 de março.


O que é uma xilogravura?


Trata-se de uma técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte como se fosse um carimbo. A xilogravura é de provável origem chinesa, oriunda do século VI, e se afirmou no ocidente na Idade Média.


O que: Exposição Xilogravuras Gaúchas
Quando: de 6 de fevereiro a 2 de março de 2012
Onde: Salão Nobre de Exposições da Casa das Artes (Bento Gonçalves-RS)
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Horários de visitação: Segunda a sexta, das 8h15min às 11h30min e das 13h45min às 21h. No sábado, das 8h30min às 11h30min.
Informações: (54) 3454.5211